“BATATINHA QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO” - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS QUATRO PRIMEIROS ANOS DE VIDA, TEORIAS E PRÁTICAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Christian Caldeira Santos Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul.
  • Eloá Maria dos Santos Chiquetti Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul.
  • Tassiane Araújo dos Santos da Silva Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v9i1.5961

Abstract

A educação infantil é uma etapa educacional perfeita para realização de ações educacionais voltadas à prevenção e promoção da saúde infantil. A capacitação dos professores pode promover informação e gerar novas contextualizações sobre os temas crescimento e desenvolvimento da criança. Assim objetivou-se problematizar os temas crescimento e desenvolvimento infantil até os quatro anos de vida; caracterizar esses temas e fomentar práticas de cuidado e vigilância frente aos mesmos. A Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana – RS convidou para participar todos os professores da rede municipal de educação infantil. A realização do projeto se deu em quatro semanas, em encontros presenciais com os professores. Nestes foram problematizadas questões do crescimento e desenvolvimento infantil do primeiro aos três anos e onze meses de idade (0-12 meses; 13-24 meses; 25-36 meses e 37-48 meses). A carga horária semanal foi de 10 horas/aulas, onde seis foram presenciais e quatro a distância (leitura de textos). A equipe do projeto fez papel mediador entre a informação e os sujeitos desta ação extensionistas. Participaram do projeto 75 professores. Percebeu-se interesse frente aos temas propostos, onde análises e reflexões foram expostas e as discussões construídas. As discussões dos temas culminaram em exposições de instrumentos (gráficos, tabela, cursores de medidas) para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil. Esta ação de extensão universitária contribui para a capacitação profissional, a qual servirá para a construção de práticas e condutas pedagógicas mais adequadas à criança no seu processo de crescimento e desenvolvimento global, no contexto da Educação Infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Christian Caldeira Santos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

Professor Assistente II do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA

Eloá Maria dos Santos Chiquetti, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

Professora Assistente II do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA

Tassiane Araújo dos Santos da Silva, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Published

2015-12-11

How to Cite

SANTOS, Christian Caldeira; CHIQUETTI, Eloá Maria dos Santos; DA SILVA, Tassiane Araújo dos Santos. “BATATINHA QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO” - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS QUATRO PRIMEIROS ANOS DE VIDA, TEORIAS E PRÁTICAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 23–36, 2015. DOI: 10.5965/cidea.v9i1.5961. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/5961. Acesso em: 24 nov. 2024.