Cartografia para Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v8i1.4520Abstract
Observada a dificuldade no entendimento das noções da cartografia pelos alunos do ensino fundamental, ou pela falta de formação dos professores nesta área específica da geografia, surgiu o projeto Cartografia para Crianças do grupo PET Geografia da UDESC. A alfabetização cartográfica já foi desenvolvida com alunos de quarto e quinto ano da Escola Básica Beatriz de Souza Brito, localizada no bairro Pantanal, em Florianópolis. Foi desenvolvida durante o mês de junho de 2013 em três encontros, com carga horária total de 12 horas/aula. O principal objetivo deste projeto é fornecer uma base de conhecimentos cartográficos para os alunos e também para os professores. Para introduzir a noção de escala, legenda e outros elementos do mapa são feitas práticas como o mapa do corpo humano, onde o contorno de um aluno é desenhado em papel pardo e os outros alunos posteriormente representam detalhes deste aluno no desenho. Práticas de projeção e de perspectiva também são feitas, como pintar a forma da Terra em uma laranja, depois retirar a casca e mostrar o planeta distorcido. Também é promovida uma reflexão sobre o tema do concurso Cartografia para Crianças, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC), no ano de 2013 o tema era: “Brasil, um país além de futebol”. O produto final da oficina de alfabetização cartográfica é um desenho para ser enviado a este órgão, que avalia além da arte, a quantidade e qualidade dos elementos cartográficos presentes na ilustração.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-09-30
How to Cite
KNABBEN, Raphael Meira; ALBERICI, Felipe Polmann; MARTINS, João Daniel Barbosa; BERNARDES, Marina Pinho. Cartografia para Crianças. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 18–24, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i1.4520. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4520. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos