CINEPET IN QUARANTINE

ADAPTATION, IMPLEMENTATION AND SOCIO-POLITICAL REFLECTIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120502202167

Keywords:

CinePET, Academic events in the pandemic, COVID-19, Library Science Tutorial Education Program

Abstract

The experience report presented here highlights the impact of COVID-19 in carrying out the academic planning of PET Librarianship in 2020, in particular, the exhibition of films for debates as a space for reflection on sociopolitical agendas. The document's general objective is to demonstrate the adaptations required during the activities, the holding of events in virtual space and the importance of research and scientific dissemination in a quarantine period, and as specific, to identify and characterize the guidelines extracted from the audiovisual as a composition of material for debate. The methodology used is based on the concepts acquired through the indicated bibliographies and on the observation of the adaptive approach in the event. It is concluded that the realization of CinePET in the adaptive context of pandemic and quarantine provided a new perspective on the valorization of scientific research in Brazil and the importance of media and technologies for the production and dissemination of information.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laís Batista Melo, Universidade Federal do Maranhão

Laís Batista Melo é atualmente discente do curso de Biblioteconomia (bacharelado) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde também atua como bolsista no PET Biblioteconomia desde 2019. Possui fluência nos idiomas de inglês e espanhol, além do português, sua língua nativa. Também se considera ativista dentro de movimentos de minoria, em destaque pelo movimento LGBTQIA+ e Preto. No período de 2016 a 2017, obteve experiência estudantil em Aveiro, Portugal, onde cursou o último ano do ensino médio, também tendo a oportunidade de visitar outros países europeus em busca de absorção cultural local.

Maria da Glória Serra Pinto de Alencar , Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Exerceu os cargos de Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação, tecnologias de informação e comunicação, avaliação de políticas públicas, ensino, metodologia da pesquisa e biblioteca escolar. Possui capítulos de livros, artigos e trabalhos publicados em revistas e eventos científicos. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA . Atualmente é professora associada e tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, PET/BI, da Universidade Federal do Maranhão e conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia.

References

IDIOCRACIA. Direção: Mike Judge. Produção: Mike Judge, Elysa Koplovitz, Michael Nelson. Intérprete: Luke Wilson, Maya Rudolph, Dax Shepard, Terry Crews. Roteiro: Mike Judge, Etan Cohen. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2006.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudante beneficiários do Programa Universidade Para Todos - PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial - PET, altera a Lei nº 5.531, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Legislação do Programa de Educação Tutorial - PET, Brasília, DF: Casa Civil, p. 5, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=332-leisetembro2005&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET (Brasil). Ministério da Educação. Dezembro de 2006. Manual de orientações básicas, Brasília, DF: Secretaria de Educação Superior, p. 25, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021.

SOCIEDADE dos Poetas Mortos. Direção: Peter Weir. Intérprete: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard. Roteiro: Tom Schulman. Estados Unidos: Walt Disney Studios, 1989. 1 DVD.

STORM Center: o despertar das tormentas. Direção: Daniel Taradash. Produção: Anthony Minghella, Sydney Pollack. Intérprete: Bette Davis, Brian Keith e Kim Hunter. Roteiro: Daniel Taradash e Elick Moll. Fotografia de Burnett Guffey. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1956. 1 DVD.

Published

2023-06-26

How to Cite

MELO, Laís Batista; ALENCAR , Maria da Glória Serra Pinto de. CINEPET IN QUARANTINE: ADAPTATION, IMPLEMENTATION AND SOCIO-POLITICAL REFLECTIONS. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 67–72, 2023. DOI: 10.5965/259464120502202167. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/21306. Acesso em: 17 jul. 2024.