PALESTRAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v4i1.2033Abstract
Neste artigo apresentamos uma análise das ações desenvolvidas em um projeto de extensão intitulado “Palestras para alunos do Ensino Médio”, durante os anos de 2008 e 2009. O projeto fez parte do Programa de Extensão “Mundo Físico”, desenvolvido no Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC. Com este projeto de extensão visávamos a divulgação da Ciência, em particular da Física. Este trabalho tem colaborado com as escolas no estímulo dos adolescentes a se interessarem por essa área de conhecimento. As palestras abrangeram diferentes fenômenos físicos, que foram abordados com uma linguagem simples e interessante, sem deixar de lado sua devida descrição física. Para isso, utilizamos recursos audiovisuais bem como pequenas demonstrações, que facilitaram e viabilizaram o entendimento dos fenômenos por parte dos alunos do Ensino Médio. Durante esses dois anos foram desenvolvidas 33 palestras, em diferentes escolas de Joinville e região, atingindo um público de 1883 alunos (que assinaram as listas de presença). Em cada uma das apresentações realizamos uma avaliação da palestra. A avaliação foi feita a partir de um questionário distribuído para um número médio de 35 alunos por palestra. Os resultados dessa avaliação foram bastante positivos, evidenciando a relevância do projeto para com a divulgação da Ciência. Por fim, ressaltamos também a importância do projeto na formação dos alunos que participaram como palestrantes. Esses alunos, ao longo do projeto, aprimoraram seus conhecimentos em Física, bem como desenvolveram a capacidade de falar em público, fundamental para o exercício de sua profissão futura (professor).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-12-24
How to Cite
CLEMENT, Luiz. PALESTRAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.5965/cidea.v4i1.2033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2033. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos