CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA
melhoria das condições de trabalho de pescadores e preservação de manguezais pelo Projeto Águas da Guanabara
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120901e152173Palavras-chave:
Baía de Guanabara, Cartilha ambiental, Educação ambiental, Gestão de recursos hídricos, Tecnologia socioambientalResumo
Este estudo teve por objetivo demonstrar o procedimento metodológico de elaboração da cartilha intitulada "Projeto Águas da Guanabara", resultado de uma pesquisa realizada por bolsistas do projeto homônimo. O projeto foi construído e fomentado pela Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) em parceria com a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e as prefeituras municipais de São Gonçalo e Magé. A cartilha apresenta possíveis aplicações práticas na sociedade. O conteúdo da cartilha é dividido em três partes distintas. A primeira parte explica o que é o projeto, por que foi criado e como será realizado. A segunda parte consiste em um conto com personagens, situações e cenários relacionados à Baía de Guanabara, incluindo curiosidades sobre o manguezal e o Projeto Águas da Guanabara. A terceira e última parte contém um dicionário ilustrado e algumas atividades lúdicas, visando o desenvolvimento da criatividade e a consolidação do aprendizado do leitor. Todo o material foi elaborado em uma linguagem simples e de fácil compreensão, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas. A cartilha é um instrumento viável de aproximação do conhecimento acadêmico-científico com a sociedade, além de ser um meio para sensibilizá-la sobre a problemática socioambiental e a possibilidade de intervenção por meio de ações sustentáveis e de Educação Ambiental. Com a proposta da cartilha ambiental, pretende-se que os leitores conheçam o Projeto Águas da Guanabara e aprendam mais sobre a Baía de Guanabara de forma atrativa e interativa, englobando conhecimento científico e a divulgação de novos saberes, dinamizando o desenvolvimento científico e social. A cartilha é uma ferramenta considerável na educação ambiental, com o intuito de formar multiplicadores que possam repassar os conhecimentos adquiridos. A cartilha proposta pode ser aplicada com estudantes da educação básica e demais interessados no tema, e espera-se que contribua para a conservação das águas da Baía de Guanabara, assim como de sua flora e fauna.
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