ARTE NA PRAÇA

uma experimentação feminista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120901e97118

Palavras-chave:

Feminismos., Arte-Educação., Direito à Cultura., Extensão Universitária

Resumo

O texto discute o Projeto de Extensão “Arte na Praça: vivências artísticas com mulheres”, vinculado à Universidade Federal da Grande Dourados, que buscou proporcionar o acesso à cultura e a práticas artísticas, em conexão com os desafios da vida de mulheres da periferia de Dourados - MS. O relato da experimentação feminista está dividido em três momentos, sendo uma apresentação geral do Projeto; na sequência, reflexões acerca das práticas de interdisciplinaridade, horizontalidade, e aspectos da formação de público nas Oficinas, Rodas de Conversa e Mostra de Espetáculos; e considerações sobre espaços coletivos de aprendizagem frente às violências da modernidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnia Cristina Pereira, UFGD

Professora Assistente em UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados/MS
Doutoranda em PPGAC/UFBA - Salvador/BA

Catia Paranhos Martins, UFGD

Professora da graduação e da pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mato Grosso do Sul. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Marise Massen Frainer, UFGD

Técnica-Administrativa em Educação – Programadora Visual na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mato Grosso do Sul. Mestre em Sociologia pela UFGD.

Camile Cecília dos Anjos, UFGD

Professora substituta da graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mato Grosso do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatino americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Fontes, 2017.

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução: Ana Luiza Libânio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

LORDE, Audre. Irmã outsider. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

PARENT IN SCIENCE. As bolsas de produtividade em pesquisa: uma análise do movimento parent in science. Porto Alegre: Parent in Science, 2023. Disponível em: www.parentinscience.com/documentos. Acesso em: 22 fev. 2023.

RAGO, Luzia Margareth. A aventura do contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora Unicamp, 2023.

RAGO, Luzia Margareth. A coragem feminina da verdade: mulheres na ditadura militar no Brasil. Caderno Espaço Feminino, [s. l.], v. 28, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/34166. Acesso em: 27 dez. 2023.

Downloads

Publicado

30-07-2025

Como Citar

PEREIRA, Júnia Cristina; PARANHOS MARTINS, Catia; MASSEN FRAINER, Marise; DOS ANJOS, Camile Cecília. ARTE NA PRAÇA: uma experimentação feminista. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.5965/259464120901e97118. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/25579. Acesso em: 3 set. 2025.