ARTE NA PRAÇA
uma experimentação feminista
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120901e97118Palavras-chave:
Feminismos., Arte-Educação., Direito à Cultura., Extensão UniversitáriaResumo
O texto discute o Projeto de Extensão “Arte na Praça: vivências artísticas com mulheres”, vinculado à Universidade Federal da Grande Dourados, que buscou proporcionar o acesso à cultura e a práticas artísticas, em conexão com os desafios da vida de mulheres da periferia de Dourados - MS. O relato da experimentação feminista está dividido em três momentos, sendo uma apresentação geral do Projeto; na sequência, reflexões acerca das práticas de interdisciplinaridade, horizontalidade, e aspectos da formação de público nas Oficinas, Rodas de Conversa e Mostra de Espetáculos; e considerações sobre espaços coletivos de aprendizagem frente às violências da modernidade.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatino americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Fontes, 2017.
hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.
hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução: Ana Luiza Libânio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
LORDE, Audre. Irmã outsider. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
PARENT IN SCIENCE. As bolsas de produtividade em pesquisa: uma análise do movimento parent in science. Porto Alegre: Parent in Science, 2023. Disponível em: www.parentinscience.com/documentos. Acesso em: 22 fev. 2023.
RAGO, Luzia Margareth. A aventura do contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora Unicamp, 2023.
RAGO, Luzia Margareth. A coragem feminina da verdade: mulheres na ditadura militar no Brasil. Caderno Espaço Feminino, [s. l.], v. 28, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/34166. Acesso em: 27 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.