ENTRE LUTAS E VERSOS
o 8 de Março como caminho para vozes femininas na poesia
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120901e209218Palavras-chave:
Leitura literária, Poesia, Autoria feminina, Ensino Médio, AlunosResumo
Este Relato de Experiência apresenta a vivência de bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE/FECLI), durante uma atividade realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, em Iguatu, Ceará. A proposta teve como objetivo central articular o Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional da Poesia, por meio da realização de um sarau poético que estimulasse a leitura e a escuta de poemas escritos por mulheres. A atividade buscou promover o contato dos estudantes com vozes femininas da literatura brasileira, ampliando repertórios, incentivando a sensibilidade estética e refletindo criticamente sobre questões de gênero, identidade, empoderamento e justiça social. Com base nos estudos de Cosson (2018, 2021), Pinheiro (2018), Duarte (2003) e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (2018), compreende-se a literatura como prática formativa, artística e política, capaz de construir sujeitos mais críticos, conscientes e empáticos. O evento literário revelou-se um espaço de pertencimento, expressão e troca, fortalecendo a autonomia intelectual dos estudantes e aproximando a escola da arte como ferramenta de transformação. A experiência reafirma a importância do fomento à leitura de poesia, especialmente de autoria feminina, no cotidiano escolar, apontando caminhos possíveis para uma educação mais sensível, plural e humanizadora. Espera-se, assim, contribuir com os debates sobre o papel da literatura na formação discente.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.
SALGUEIRO, Wilberth (ed.). Ser mulher, de Gilka Machado. 2023. Disponível em: https://rascunho.com.br/colunistas/sob-a-pele-das-palavras/ser-mulher-de-gilka-machado/. Acesso em: 09 maio 2025.
SAUTCHUK, João Miguel Manzolillo. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 35, p. 167-182, jan. 2010.
SOBRAL, Cristiane. Não vou mais lavar os pratos. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/24-textos-das-autoras/932-cristiane-sobral-nao-vou-mais-lavar-os-pratos. Acesso em: 9 maio 2025.
VIEIRA, Amanda dos Santos; SOUZA, Greyce Kelly de. Feminismo e gênero dentro da sala de aula. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E SOCIEDADE, 1., 2018, Criciúma, Anais eletrônicos [...] Criciúma: UNESC, 2018. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/AnaisDirH/article/view/4649/4247. Acesso em: 9 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.