Dificuldades e desafios dos professores de educação física escolar em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i2.22431

Palavras-chave:

aprendizagem, educação física, ensino remoto, pandemia covid-19

Resumo

O ano de 2020 sem dúvidas foi bastante conturbado com o surgimento da pandemia do COVID-19, afetando o planeta inteiro. Com a rápida propagação do vírus diversas medidas sanitárias tiveram que ser adotadas, principalmente a do distanciamento social, diversas áreas da sociedade foram afetadas, como a economia e a educação. Uma medida adotada pelo governo foi o fechamento das escolas, remanejando as aulas para o formato de aulas remotas. No presente objetivou-se responder a questão:  Como se desenvolveu o processo de construção da aprendizagem e avaliação das aulas de Educação Física Escolar da Rede Pública e Privada de Lucas do Rio Verde - MT durante a pandemia da COVID-19 a partir das percepções dos professores de Educação Física Escolar? Mediante a sondagem diagnóstica contida nos relatórios de Estágios Supervisionados Obrigatórios Anos Iniciais, realizado em 2020-1, foi possível chegar às seguintes conclusões: as novas formas de ensino decorrentes da pandemia, utilizando das tecnologias, aulas remotas e híbridas é uma forma viável, mas que deve ser discutida e analisada, visto as dificuldades de alunos e professores; o planejamento foi extremamente afetado, já que grande parte das aulas "práticas" não podem ser realizadas efetivamente. A avaliação foi prejudicada visto que o corpo escolar e alunos não estavam preparados para enfrentar os desafios que a pandemia e as aulas remotas apresentaram.

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Biografia do Autor

Nádia Ligianara Dewes Nyari, Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde

Departamento de Ciencias Agrarias

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

SANTOS, Jefersson Cabreira; JULIANI, Moacir; NYARI, Nádia Ligianara Dewes. Dificuldades e desafios dos professores de educação física escolar em tempos de pandemia. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.5965/cidea.v6i2.22431. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/22431. Acesso em: 22 dez. 2024.