A EXTENSÃO COMO ESPAÇO PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA

Autores

  • Jéssica Silva Lannes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Allyson Wosley de Sousa Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Alanna dos Santos Delfino Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Thais Campelo Bedê Vale Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Edite Carvalho Machado Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Letícia Ramos Vieira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Gisele Nogueira Bezerra Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641222124

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Reanimação Cardiopulmonar, Parada Cardiorrespiratória

Resumo

Esse estudo é um relato de experiência de acadêmicos do curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acerca da vivência do projeto de extensão universitária Reanimação Cardiopulmonar (RCP) para Todos, um projeto educativo teórico-prático que promove conhecimento para comunidade e para os acadêmicos da Liga Acadêmica de Cardiologia (LICARDIO) do curso de Medicina da UECE. Esse projeto tem como objetivo capacitar a comunidade para socorrer adequadamente as vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR), com o intuito de aumentar a sobrevida desses indivíduos e consta com duas etapas de aprendizado. Inicialmente são realizadas capacitações internas com os membros da LICARDIO por meio de seminários teóricos ministrados pelos próprios acadêmicos. A partir disso, são realizadas as intervenções do projeto de extensão com a comunidade. Nessas intervenções, são iniciadas as capacitações com o público por meio de exposição oral sobre a PCR, após a teoria é iniciado o treinamento prático de simulação da PCR com manequins próprios para a atividade de RCP. As atividades de educação em saúde que compõem o projeto impactam diretamente na sobrevida de pacientes vítimas de PCR se mostrou também um rico campo de práticas nos moldes das metodologias ativas em que o discente assume a posição principal na busca e formação do conhecimento. Conhecimento esse não alheio à realidade que o cerca, mas que dialoga e troca com a mesma no sentido de formar profissionais que saibam responder às demandas da sociedade e que compreendem o processo saúde-doença como um complexo sistema de variáveis sociais, ambientais e biológicas. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Reanimação Cardiopulmonar. Parada Cardiorrespiratória

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

LANNES, J. S.; LIMA, A. W. de S.; DELFINO, A. dos S.; VALE, T. C. B.; MACHADO, E. C.; VIEIRA, L. R.; BEZERRA, G. N.; BACHUR, T. P. R. A EXTENSÃO COMO ESPAÇO PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 124-131, 2018. DOI: 10.5965/2594641222124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12917. Acesso em: 6 fev. 2023.