TEATRO DE SOMBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA CONTEMPORANEIDADE: VIVÊNCIAS NO USO DE TELAS MÓVEIS

Autores

  • Ana Lucia Kroeff Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781112015145

Palavras-chave:

Ensino de Teatro, Educação Infantil, Teatro de Sombras, Aspectos Teatrais

Resumo

O artigo apresenta um estudo desenvolvido em experiências no ensino de teatro na educação infantil, realizado a partir do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES, no curso de Licenciatura em Teatro, na Universidade do Estado de Santa Catarina, em 2014. No projeto atuei como professora em um grupo de crianças no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, e durante os encontros com as crianças abordei o uso de elementos da linguagem do teatro de sombras na contemporaneidade, como telas móveis e lanternas, em momentos de brincadeira, aprendizagem e apreciação da linguagem teatral. A ação metodológica nos encontros teve como foco possibilitar a reflexão sobre os aspectos teatrais no ensino de teatro com crianças, assim questionando a necessidade da apresentação de uma peça teatral no ensino na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Kroeff Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda na Licenciatura em Artes Visuais

Downloads

Publicado

02-10-2015

Como Citar

VIEIRA, Ana Lucia Kroeff. TEATRO DE SOMBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA CONTEMPORANEIDADE: VIVÊNCIAS NO USO DE TELAS MÓVEIS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 145–162, 2015. DOI: 10.5965/198431781112015145. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6337. Acesso em: 22 nov. 2024.