Cultura e desenvolvimento sustentável no contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317820220240163

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável; , Amazônia; , Cultura.

Resumo

Cultura e sustentabilidade são dimensões fundamentais do desenvolvimento das sociedades contemporâneas. Os processos socioculturais são basilares na constituição de ações sustentáveis, pois contribuem com o desenvolvimento de sociedades inclusivas e promovem a relação solidária entre grupos de diferentes origens identitárias. Nosso objetivo neste artigo é discutir as relações conceituais e práticas entre cultura e sustentabilidade numa perspectiva que inclui gestão da cultura, ações e vozes de criadores e fazedores de cultura na Amazônia brasileira com o desenvolvimento sustentado. Como procedimento metodológico, utilizamos indicadores cientométricos de produções de pesquisadores e estudiosos que concentraram suas investigações e publicações na temática da Amazônia Brasileira. Os temas averiguados na coleta de informações se referem à sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e cultura. Os dados coletados nos permitiram fazer análises sobre práticas de desenvolvimento sustentável. Entretanto, quando relacionamos a temática com a cultura, os dados coletados evidenciaram a escassez de discussão do assunto, principalmente na região amazônica. Ainda assim, os resultados nos permitem considerar que práticas culturais, conservação da natureza e desenvolvimento sustentado na Amazônia brasileira são pilares que garantem uma saudável relação entre natureza e profuso desenvolvimento das comunidades locais.

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Biografia do Autor

Yanna Calderaro Vinhote Canto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Meu nome é Yanna Calderaro Vinhote Canto, atualmente sou mestranda da Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Centro de formação Interdisciplinar Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, desenvolvo pesquisas em Políticas Públicas, Diversidade e Desenvolvimento Amazônico com forte relação ao setor cultural, devido a afinidade com a temática.

Itamar Rodrigues Paulino

Graduado em Pedagogia e Filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG, possui também o título de bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo - Itesp, especializado em Filosofia e Existência, pela Universidade Católica de Brasília ? UCB, mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB, doutor em Epistemologia do Romance (Teoria Literária e outras literaturas) pela mesma universidade, e pós-doutorado em Literatura de Expressão Amazônida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Com experiência em atividade social e educacional e práticas culturais, trabalhou como voluntário na cidade de Garba Tulla (Quênia), com funções sociais junto à comunidade tribal dos Borana, ajudando no desenvolvimento de comunidades em situação de alta vulnerabilidade social (fome, doenças, conflitos tribais, conflitos religiosos), com o fim de promoção social, justiça e paz, e busca de alternativas para o combate à pobreza na região. Foi orientador de professores - Colégio União do Recanto das Emas-DF; atuou como professor na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologias de Brasília, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Direito; lecionou na FacBrasília, nos cursos de pedagogia e administração; também atuou como docente na Faculdade Michelângelo, no curso de Licenciatura em Letras. Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Federal do Oeste do Pará, concentrando sua atuação nos seguintes temas: literatura clássica e brasileira; lógica, linguagens e Comunicação, políticas públicas educacionais; Origem e Evolução do Conhecimento, Educação para as Relações Etnorraciais, Hermenêutica, Filosofia, Gestão Cultural. Atua também como pesquisador sobre Culturas, Identidades e Memórias na Amazônia, focando nas relações entre Cultura e Educação, Cultura e Patrimonialidades, Cultura e Direitos, Sistemas de Cultura, Literatura na Amazônia, Hábitos Culturais e Saúde Coletiva. É professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida (Ppgsaq) da Ufopa, atuando na linha de diversidade cultural. Coordena o Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (Proext-Cima). Ambos os programas Ppgsaq e Proext-Cima são vinculados ao Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares da Amazônia (UFOPA); do Grupo de Pesquisa em Epistemologia do Romance da UnB, e do Programa Internacional de Investigação Científica Nantes/Aveiro/Brasília - Rede PICNAB.

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

CALDERARO VINHOTE CANTO, Yanna; RODRIGUES PAULINO, Itamar. Cultura e desenvolvimento sustentável no contexto amazônico . Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 163–183, 2025. DOI: 10.5965/1984317820220240163. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/25658. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA