Acessibilidade e tecnologia assistiva para a locomoção de estudante com agenesia de membros superiores e má formação de membro inferior
relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025237Palabras clave:
tecnologia assistiva, locomoção de estudante, agenesia, má formação de membrosResumen
Este estudo apresenta um relato de caso de uma estudante de escola especial com dificuldades para realização de atividades pedagógicas. O trabalho objetiva contribuir para a melhoria da locomoção da estudante propiciando autonomia e independência para a realização de atividades com uma cadeira de rodas eletromotorizada. Trata-se de recorte de estudo de doutoramento descritivo, com abordagem qualitativa. Foram instrumentos utilizados: questionário WHOQOL- 100 pré e pós-utilização da cadeira de rodas automatizada, observações descritas em um diário e a Escala visual analógica de satisfação. A estudante utilizou a cadeira durante 15 dias, com sessões de orientação de uso realizadas virtualmente. Os resultados encontrados na pré- e pós-utilização da cadeira revelaram melhora na percepção da qualidade de vida da estudante, nas facetas referentes aos níveis de independência e relações sociais. Os relatos apresentados corroboraram com os resultados preenchidos na escala de satisfação comprovando os benefícios ocasionados em sua casa, para sua locomoção, comunicação e interação com familiares. Conclui-se que o relato de caso foi fundamental para avaliar o impacto do uso da tecnologia assistiva, assim como a utilização dos instrumentos para verificação da melhora na qualidade de vida da estudante. A relevância social da pesquisa se encontra na possibilidade de usá-la como referência para o desenvolvimento de outros recursos e de outros estudos com as devidas especificidades necessárias ao atendimento de estudantes com deficiência física, como a agenesia de membros, e impossibilidade de autonomia em sua locomoção, promovendo assim autonomia e inclusão seja no ambiente escolar, ou ambientes públicos e privados.
Descargas
Citas
BIANCARDI, Cristiane Cruz e Sousa; LEAL, Débora Araújo. Além dos obstáculos: Acessibilidade e inclusão como pilares para a aprendizagem de alunos com deficiência. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 4, p. 1820-1846, 2024.
BORGES, Ludymila Ribeiro. Avaliação de usabilidade de comando ocular de cadeira de rodas motorizada. 2016. Dissertação (mestrado) - Departamento de Engenharia Biomédica, Universidade Federal de Uberlândia, Belo Horizonte.
BRASIL. Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990. [Estatuto da criança e do adolescente]. Brasília: Casa Civil, 1990.
BRASIL. A convenção sobre direitos das pessoas com deficiência comentada. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008.
BRASIL. Política nacional de saúde da pessoa com deficiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 24 p.
BRASIL. Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. [Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos]. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Estatuto da pessoa com deficiência. 7 ed. Brasília: Senado Federal, 2015.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Constituição da República Federativa do Brasil. 67 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2025.
CORREIA, Gilvane Belem; BAPTISTA, Claudio Roberto. Ação docente e inclusão escolar: Uma reflexão sobre pesquisa e processos de escolarização. Revista Teias, v. 17, n. 46, p. 143-158, 2016.
DOMINGUES, Inês; PINHEIRO, João; SILVEIRA, João; FRANCISCO, Patrícia; JUTAI, Jeffrey; CORREIA MARTINS, Anabela. Psychosocial impact of powered wheelchair, users’ satisfaction and their relation to social participation. Technologies, v. 7, n. 4, p. 73, 2019.
ELLIOTT, Michael; MALVAR, Henrique; MAASSEL, Lindsey; CAMPBELL, Jon; KULKARNI, Harish; SPIRIDONOVA, Irina; SOPHY, Noelle; BEAVERS, Jay; PARADISO, Ann; NEEDHAM, Chuck. Eye‐controlled, power wheelchair performs well for ALS patients. Muscle & Nerve, v. 60, n. 5, p. 513-519, 2019.
EMBANG, Steve Inting. What’s holding back? An examination of parental denial in special education. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 23, n. 12, p. 448-462, 2024.
FLECK, Marcelo Pio de Almeida; LEAL, Ondina Fachel; LOUZADA, Sérgio; XAVIER, Marta; CHACHAMOVICH, Eduardo; VIEIRA, Guilherme; SANTOS, Lyssandra dos; PINZON, Vanessa. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Brazilian Journal of Psychiatry, v. 21, n. 1, p. 19-28, 1999.
FREDERICKS, Jerome; VISAGIE, Surona; VAN NIEKERK, Lana. A qualitative exploration of community mobility experiences of wheelchair users. African Journal of Disability, v. 13, n. a1253, p. 1-15, 2024.
GOODLEY, Dan; LIDDIARD, Kirsty; RUNSWICK-COLE, Katherine. Feeling disability: theories of affect and critical disability studies. Disability & Society, v. 33, n. 2, p. 197-217, 2018.
JESUS JÚNIOR, Tenes Dias de ; SALVI, Jeferson de Oliveira; EVANGELISTA, Dilson Henrique Ramos. Ayahuasca, qualidade de vida e a esperança de adictos em recuperação: relatos de caso. Acta Toxicológica Argentina, v. 23, n. 1, p. 53-61, 2015.
KANG, Dongheon; KIM, Jihyun; EUN, Seon-Deok; PARK, Jiyoung. Systematic review of usability tests for manual wheelchairs: Enhancing mobility and reducing shoulder injuries in individuals with spinal cord injuries. Journal of Clinical Medicine, v. 14, n. 9, p. 3184, 2025.
KEMMIS, Emma; ASHBY, Samantha; MACDONALD-WICKS, Lesley. The impact of a power mobility device on occupational participation and quality of life for people with chronic diseases: A scoping review. British Journal of Occupational Therapy, v. 84, n. 12, p. 745-764, 2021.
LAUER, April; LONGENECKER RUST, Kathy; SMITH, Roger. ATOMS Project technical report: factors in assistive technology device abandonment: replacing “abandonment” with “discontinuance”. University of Wisconsin-Milwaukee. Wisconsin. 2015.
LINDSTRÖM, Maria; BÄCKSTRÖM, Ann-Charlotte; HENJE, Catharina; STENBERG, Gunilla. ‘When I use the electric wheelchair, I can be myself’ – real-life stories about occupational identity construction. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, v. 30, n. 8, p. 1368-1382, 2023.
LOPES, Natalia Adriana Becker; BRASIL, Ritiele Lopes; SANTOS, Ana Carolina da Costa dos; ESTEVO, Cristina Silva. A importância da adequação postural para melhor qualidade de vida nas crianças com paralisia. In: Anais da 16a Mostra de Iniciação Científica - Congrega, 2020, Bagé, RS. Anais. p. 584-589.
LORKE, Mariya; STEFANOU, Thekla. Improving research and development of wearable assistive and rehabilitation technologies: a systematic review on diversity factors. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, v. 22, n. 1, p. 31, 2025.
MARTINS, Felipe Roque. Simulador para treinamento de cadeirantes em ambiente virtual acionado por comandos musculares e/ou visuais. Orientador: NAVES, E. L. M. 2017. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; CIA, Fabiana. Educação especial e a relação família-escola: Análise da produção científica de teses e dissertações. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 349-358, 2015.
ONU. Declaração universal dos direitos humanos. Organização das Nações Unidas. 1948.
ORTIZ-ESCOBAR, Luisa Maria; CHAVARRIA, Mario Andres; SCHÖNENBERGER, Klaus; HURST, Samia; STEIN, Michael Ashley; MUGEERE, Anthony; RIVAS VELARDE, Minerva. Assessing the implementation of user-centred design standards on assistive technology for persons with visual impairments: a systematic review. Frontiers in Rehabilitation Sciences, v. 4, 2023.
PEDROSO, Bruno; PILATTI, Luiz Alberto; FRASSON, Antonio Carlos; SCANDELARI, Luciano; SANTOS, Celso Bilynkievycz dos. Qualidade de vida: uma ferramenta para o cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-100. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Rio de Janeiro. Anais.
SALATINO, Claudia; ANDRICH, Renzo; CONVERTI, Rosa Maria; SARUGGIA, Maurizio. An observational study of powered wheelchair provision in Italy. Assistive Technology, v. 28, n. 1, p. 41-52, 2016.
SICSÚ, Isaiana Farias; SOUZA, José Camilo Ramos. Acessibilidade: a dificuldade de locomoção do cadeirante nas ruas da cidade de Parintins-AM. Repositório Institucional UEA, p. 704, 2017.
SO, Mike; YUK, Helina; TIWARI, Agnes; CHEUNG, Sam; CHU, Amanda. Predicting the burden of family caregivers from their individual characteristics. Informatics for Health and Social Care, v. 47, n. 2, p. 211-222, 2022.
VENKATESAN, Srinivasan. The intersection of disability and body image: A narrative review of challenges and resilience. The International Journal of Indian Psychology, v. 13, n. 3, p. 261-288, 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Guilherme Nunes Nogueira Neto, Giullia Rinaldi, Auristela Duarte de Lima Moser

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.


