Inclusão escolar de alunos surdos na rede federal de ensino: contexto e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0048

Palavras-chave:

rede federal de ensino, educação inclusiva, educação de alunos surdos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever como a inclusão escolar de pessoas com deficiência (com enfoque no aluno surdo) tem ocorrido na Rede Federal de Ensino, tendo em vista o contexto legal e histórico das legislações educacionais e seus desdobramentos nas instituições de ensino regulares e profissionais. Neste sentido, o itinerário metodológico utilizado no desenvolvimento desse trabalho percorreu o caminho da pesquisa bibliográfica. Com esse intuito traz uma discussão inicial sobre o desenvolvimento de políticas inclusivas na rede, destacando projetos, programações e ações desenvolvidas. Contextualiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) diante das peculiaridades legais e práticas para a inclusão do aluno surdo. Reflete sobre os desafios que as Instituições Federais de ensino têm para um processo de inclusão do aluno surdo real e exitoso, levando em consideração de mudanças pedagógicas internas, assim como a viabilização das acessibilidades necessárias para uma prática realmente inclusiva. Assim, há de se considerar que a Rede Federal tem desenvolvido ações inclusivas, e procurado atender a legislação educacional, mas ainda precisa estabelecer processos inclusivos contínuos para uma formação exitosa e equânime do aluno surdo.

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Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues de Freitas, Instituto Federal do Amazonas

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal do Amazonas

Doutorado em Ensino de Ciências; Pós doutorado em Educação em Ciências; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

FREITAS, Cristiane Rodrigues de; SILVA, Cirlande Cabral da. Inclusão escolar de alunos surdos na rede federal de ensino: contexto e desafios. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0048, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0048. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17250. Acesso em: 22 dez. 2024.