Jogo cooperativo de ciências: o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano

Autores

  • Clevia Bittencurt Ersching Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020267

Palavras-chave:

Jogo Cooperativo, Ensino de Libras, Reciclagem, Alunos Ouvintes,

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral a análise do jogo cooperativo como ferramenta para o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano, na disciplina de Ciências, em cuja escola há alunos surdos matriculados. Sabe-se que o ensino de Libras para ouvintes é algo recente, e a valorização desta língua é fundamental para contribuir na inclusão de surdos na sociedade como um todo. Esta pesquisa delineia-se como sendo qualitativa, por meio de um estudo de campo. A amostra se configura em 20 alunos de uma turma de quinto ano de uma escola municipal da cidade de Guaramirim. Com a aplicação do jogo cooperativo verificou-se que este, por estimular atitudes de companheirismo e parceira, contribuiu para o ensino e aprendizagem de Libras bem como do conteúdo sobre reciclagem de materiais. Além disso, os alunos relataram que gostaram do jogo e que se sentiram estimulados a realizar as atividades propostas por cada casa do jogo

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Biografia do Autor

Clevia Bittencurt Ersching, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Infantil e Séries Iniciais, graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010), assim como Pedagogia pela mesma instituição (2015). Também formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física (2017). Atualmente é Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

possui licenciatura em Letras-Alemão (1995) e bacharelado em Letras-Libras (2012), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atuou como professora horista em várias instituições de ensino superior de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Sentencial e ensino de língua materna, bem como na área de tradução e interpretação de LIBRAS. Trabalha com ensino a distância desde 2007, e já atuou como conteudista, professora e designer instrucional na Universidade Federal de Santa Catarina e de outras instituições de ensino superior. Atualmente, é professora efetiva do curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Centro de Educação a Distância e ministra as disciplinas de Conteúdos e Metodologias do Ensino de Linguagem e Alfabetização e Letramento e é coordenadora de área do subprojeto PIBID - práticas leitoras multimidiais, desde 2011.

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

ERSCHING, Clevia Bittencurt; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira. Jogo cooperativo de ciências: o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 267–290, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020267. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17007. Acesso em: 26 dez. 2024.

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