O contemporâneo através do Cinema: o ilusório pelo duplo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0037

Palavras-chave:

cinema, duplo, ilusório, educação, Niilismo

Resumo

Na interface temática entre o campo da educação e  dos estudos fílmicos, o objetivo desse artigo é trazer o tema do duplo pelo cinema, como um dos modos de vida do contemporâneo, onde há a duplicação do eu como tentativa de relacionar-se com o real. Como metodologia, usou-se a cartografia deleuziana e a analítica da hermenêutica trágica. Analisou-se para isso a película  “O Duplo” (2013, Ayoade). Notou-se pelo gesto cartográfico, que o filme ao enfocar o recurso ontológico da criação de uma duplicação do real, pelo surgimento do duplo do protagonista, acaba tornando-se uma tentativa de elaboração existencial diante o mal estar contemporâneo, atravessado pelo niilismo e pela decadência social.  Nesse sentido, o artigo explicita esse modo de vida como ilusório, baseado na leitura pertinente de Clement Rosset, que caracteriza essa saída como frágil do ser contemporâneo, por explicitar a  incapacidade desse homem existente  em lidar com a atmosfera niilista dos tempos atuais, que escapa pelo recurso da duplicação seja do real ou de si mesmo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Tavolaro Maiorino, Universidade de São Paulo

Professora de Psicologia e filosofia da UNIP desde 2002, Doutora em Educação pela USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, psicóloga pela PUC/SP

Referências

AGAMBEM, A. O que é o Contemporâneo?:e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. SP: Ed Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, R. O mundo, os homens e suas obras. 2015. 208 pg. Tese (Livre Docência). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015a.

ALMEIDA, R. Anti niilismo: ou a superação do niilismo pela filosofia trágica. Revista de Estudos de Cultura, Sergipe , n 3, pp 75-83, 2015b. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/4776, acesso em novembro de 2016.

ALMEIDA, R. Pressão Pedagógica e Imaginário Cinematográfico Contemporâneo. IN. Pressão Pedagógica e Imaginário Cinematográfico Contemporâneo. IN ALMEIDA e BECCARI (orgs). Fluxos Culturais: arte, educação, comunicação e mídias. SP: Ed FEUSP, 2017b.

ALMEIDA, R. Cinema, Educação e Imaginários Contemporâneos: estudos hermenêuticos sobre distopia, niilismo e afirmação nos filmes O Som ao Redor, O Cavalo de Turim e Sono de Inverno. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.44, 2018, no prelo.

ALMEIDA e BECCARI (orgs). Fluxos Culturais: arte, educação, comunicação e mídias. SP: Ed FEUSP, 2017.

BECCARI, M. Articulações Simbólicas: uma filosofia do design sob o prisma da hermenêutica trágica. 2015. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015a.

BECCARI, M. PORTUGAL, D. B. Da imagem do real para o real da imagem: por um elogio das aparências. Visualidades (UFG), Goiás, v. 12, n.2, pp. 69-89, 2015b. Disponível https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/34479, acesso em setembro de 2016.

COSTA, L.A; FONSECA, T.M.G. Do contemporâneo: o tempo na história do presente. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, pp110-119,dez/2007. Disponível http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672007000200002&lng=pt&nrm=iso, acesso em 01 fev. 2014.

DELEUZE, G. A Imagem-movimento: Cinema I. Trad. Sousa Dias. Lisboa: Ed Assírio e Alvim, 2009.

EMERI, J. Os Duplos em Dostoievski e Saramago. 2010. 90 pgs. Dissertação (Mestrado).Faculdade de Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, SC, 2010.

GARCEZ, C. Borges e seus duplos: pactos feitos e desfeitos em espelhos de papel. In: GARCIA, F; PINTO, M.O; MICHELLI, R. (orgs). O Insólito e seu Duplo: Comunicações Livres. Rio de Janeiro: Dialogarts Edições, 2010.

GIACOIA JR., O; FLORENTINO NETO, A. O Nada Absoluto e a superação do niilismo: os fundamentos filosóficos da Escola de Kyoto. Campinas, SP: Ed Phi, 2013.

KOHATSU, L. Cinema Expressionista alemão: o estranho, e estranhamento e o efeito de estranhamento. Revista Impulso, Piracicaba, v.23, n. 57, p. 103-118, set., 2013. Disponível https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/viewArticle/1758, acesso em abril, 2015.

MAIORINO, F. O contemporâneo através do cinema: o olhar distópico, o ilusório e o trágico. 2018. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

NIETZSCHE, F. A Vontade de Poder. Trad. Marcos Fernandes e Francisco Moraes. RJ: Ed Contraponto, 2008a.

NIETZSCHE, F. Assim falava Zaratrusta: um livro para todos e para ninguém. Trad. Mário da Silva. RJ: Ed Civilização brasileira, 2011.

PECORARO, R. Niilismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007

PELBART, P. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. SP-N1 Edições, 2013.

RANK, O. O Duplo: um estudo psicanalítico. Porto Alegre, RS:Ed Dublinense, 2014.

RUFFEL, Lionel. “Qu’est-ce que le contemporain?” Vox-poetica. Disponível em: http://www.vox-poetica.org/t/articles/ruffel2010.html. Acessado em: 31/07/ 2012.

WEINMANN, A.O. Notas psicanalíticas sobre o Fantasma de Murnau. Revista Univeristária do Audiovisual (RUA), São Carlos, SP, 12 Dossiê: Cinema e Psicanálise, 2012. Disponível em: http://www.rua.ufscar.br/notas-psicanaliticas-sobre-o-fantasma-de-murnau/. Acesso em: 13 ago. 2016.

WOTLING. Vocabulário de Nietzsche. Tradução Claudia Berliner. SP: Ed Martins Fontes, 2001.

VATTIMO, G. O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VOLPI, Franco. El nihilismo. Buenos Aires: Biblios, 2005.

Referência fílmica

O DUPLO. Direção: Richard Ayoade. Produção: Alcove Entertainment, Attercop Productions, British Film Institute (BFI), Film4.Reino Unido, 2013. 93 min.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

MAIORINO, Fabiana Tavolaro. O contemporâneo através do Cinema: o ilusório pelo duplo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0037, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0037. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14774. Acesso em: 22 dez. 2024.