O contemporâneo através do Cinema: o ilusório pelo duplo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0037

Palabras clave:

cinema, duplo, ilusório, educação, Niilismo

Resumen

Na interface temática entre o campo da educação e  dos estudos fílmicos, o objetivo desse artigo é trazer o tema do duplo pelo cinema, como um dos modos de vida do contemporâneo, onde há a duplicação do eu como tentativa de relacionar-se com o real. Como metodologia, usou-se a cartografia deleuziana e a analítica da hermenêutica trágica. Analisou-se para isso a película  “O Duplo” (2013, Ayoade). Notou-se pelo gesto cartográfico, que o filme ao enfocar o recurso ontológico da criação de uma duplicação do real, pelo surgimento do duplo do protagonista, acaba tornando-se uma tentativa de elaboração existencial diante o mal estar contemporâneo, atravessado pelo niilismo e pela decadência social.  Nesse sentido, o artigo explicita esse modo de vida como ilusório, baseado na leitura pertinente de Clement Rosset, que caracteriza essa saída como frágil do ser contemporâneo, por explicitar a  incapacidade desse homem existente  em lidar com a atmosfera niilista dos tempos atuais, que escapa pelo recurso da duplicação seja do real ou de si mesmo. 

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Biografía del autor/a

Fabiana Tavolaro Maiorino, Universidade de São Paulo

Professora de Psicologia e filosofia da UNIP desde 2002, Doutora em Educação pela USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, psicóloga pela PUC/SP

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Referência fílmica

O DUPLO. Direção: Richard Ayoade. Produção: Alcove Entertainment, Attercop Productions, British Film Institute (BFI), Film4.Reino Unido, 2013. 93 min.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

MAIORINO, Fabiana Tavolaro. O contemporâneo através do Cinema: o ilusório pelo duplo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0037, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0037. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14774. Acesso em: 20 may. 2024.