Curtas-metragens como ferramenta tecnológica na Educação Inclusiva

Autores

  • Aline Dal Bem Venturini Universidade Federal de Santa Maria-RS
  • Liziany Muller Medeiros Universidade Federal de Santa Maria-RS

Palavras-chave:

Curta-metragem, Inclusão, Educação Inclusiva,

Resumo

Busca-se a partir de um ensaio teórico exploratório evidenciar o curta- metragem como sendo uma ferramenta tecnológica que está presente nos espaços/tempos da educação, como em uma escola, facilitando o processo de inclusão e adaptação. A inclusão escolar pressupõe para além de direito à vaga em uma instituição de ensino regular. Engloba auxílio no processo de ensino-aprendizagem e o direito do aluno de contar com alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, tornando-o assim, sujeito na construção do saber. Para Santana (2010), a evolução das tecnologias vem permitindo em maiores escolas a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, facilitando seu processo educacional e visando sua formação integral. Diante disso, acredita-se que a escola ao possibilitar aos alunos condições para produção e interação com ferramentas pedagógicas e tecnológicas permite aos alunos estimulo à criatividade e a afetividade, bem como facilita a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, acolher e conviver com a diversidade. Verifica-se que propiciar experiências com o curta-metragem é uma forma de criar, multiplicar possibilidades, inspirações e pesquisas no processo de aprendizagem, pois são introduzidos elementos da história e linguagem do cinema como facilitadores e libertadores para a imaginação.

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Biografia do Autor

Aline Dal Bem Venturini, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Centro de Educação -UFSM

Liziany Muller Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria-RS

Centro de Ciências Rurais - CCR-  PRÉDIO 44-UFSM

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Publicado

01-04-2018

Como Citar

VENTURINI, Aline Dal Bem; MEDEIROS, Liziany Muller. Curtas-metragens como ferramenta tecnológica na Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 073–090, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10034. Acesso em: 24 nov. 2024.