Sobre a arte, sobre o diverso, sobre o que habita o corpo: narrativas para todos

Autores/as

  • Natália Tazinazzo Figueira de Oliveira Prefeitura de São Paulo Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Arte, Contação de histórias, Escola, Ética, Experiência

Resumen

O presente trabalho buscou fomentar o debate sobre práticas inclusivas na escola, por meio da arte como possibilidade do fazer e pensar coletivo. Compreendendo a escola como o espaço de cuidado do âmbito público e, consequentemente, lugar para todos, a arte é vista como uma linguagem agregadora e política, no sentido do encontro com a subjetividade para a partilha do diverso e do plural. Na percepção de que o processo educativo acontece pela e na experiência, numa perspectiva estética e ética, defende-se o valor e legitimidade da arte, ilustrando seus possíveis caminhos a partir de uma de suas ramificações: a contação de histórias. Tais reflexões apoiaram-se em autores do campo da filosofia, da sociologia da educação e das artes, pautados em teorias pós-críticas. Através de imagens sobre a arte, a escola e as narrativas, reforçou-se o papel social das artes na educação, as intenções do ato de contar histórias e a necessidade desse debate institucional, que deveria estar aberto ao diverso, ao invés de caminhar lentamente nas práticas ditas de inclusão. O texto apresenta práticas corporais, artísticas e narrativas como possíveis caminhos de transform(ação) das relações escolares, concepção de ensino e expectativas que regem as ações sobre os corpos presentes no território escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Tazinazzo Figueira de Oliveira, Prefeitura de São Paulo Universidade de São Paulo

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade de São Paulo (2007) e especialização em Contação de Histórias (2011).Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo, na áera de didática e formação de professores (2014) Atualmente é professora de educação infantil - Nuc de Educ Inf Espaço Vivavida e professora tit. educ. inf. e fund i da Escola Municipal de Educação Infantil Arthur Baptista da Luz. Também atua como consultora de material pedagógico e livros didáticos pela Cultura Escrita. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Arte-Educação

 

Citas

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1990.

ARROYO, M; SILVA, M. Corpo Infância. Exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BACK, Y.C.B. Tecer a pele da mulher narradora de histórias. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRUM. E. Meus desacontecimentos. São Paulo: Leya, 2014.

CANDAU, V. Currículo, didática e formação de professores: uma teia de ideias-força e perspectivas de futuro. In: Currículo, didática e formação de professores./Maria Rita N.S. Oliveira; José Augusto Pacheco (orgs.). Campinas, SP: Papirus, 2013.

ERDTMANN, L.L. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.

ESPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

IAVELBERG, R. A formação de professores de Arte: alcances e ilusão. In: Formação de professores: Múltiplos enfoques. CARVALHO, A.M.P. de. (org). São Paulo: Editora Sarandi, 2013.

LAJONQUIÉRE. L. Do que não saber na formação de professores. In: Formação de professores: Múltiplos enfoques. CARVALHO, A.M.P. de. (org). São Paulo: Editora Sarandi, 2013.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, nº19. Unicamp, 2002.

LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.

MARTINEAU, M. A renovação do conto no Québec : entre oralidade ‘performada’ e tradição ‘renovada’ ?. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.

MOREIRA A; SILVA, T.T. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

MOREIRA A; CANDAU, V. (Orgs.) Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, N.T.F. Um refúgio na escola: o corpo narrador e a figura do palhaço. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.

PAIVA, J.S. Caminhos do educador social no Brasil. Jundiaí: Paco editorial, 2015.

PUPIM, K.T.F. A paixão pela palavra – narrar para pertencer ao mundo. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.

RODARI, G. Gramática da imaginação. Introdução à arte de inventar histórias. Voisins-le-Bretonneux: Rue du monde, 1997.

TIERNO, G. Ensaio com a praça pública ou Sobre o conto nas cidades complexas. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.

Publicado

2018-04-01

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Natália Tazinazzo Figueira. Sobre a arte, sobre o diverso, sobre o que habita o corpo: narrativas para todos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 032–052, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9824. Acesso em: 18 jul. 2024.