Sobre a arte, sobre o diverso, sobre o que habita o corpo: narrativas para todos

Autores/as

  • Natália Tazinazzo Figueira de Oliveira Prefeitura de São Paulo Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Arte, Contação de histórias, Escola, Ética, Experiência

Resumen

O presente trabalho buscou fomentar o debate sobre práticas inclusivas na escola, por meio da arte como possibilidade do fazer e pensar coletivo. Compreendendo a escola como o espaço de cuidado do âmbito público e, consequentemente, lugar para todos, a arte é vista como uma linguagem agregadora e política, no sentido do encontro com a subjetividade para a partilha do diverso e do plural. Na percepção de que o processo educativo acontece pela e na experiência, numa perspectiva estética e ética, defende-se o valor e legitimidade da arte, ilustrando seus possíveis caminhos a partir de uma de suas ramificações: a contação de histórias. Tais reflexões apoiaram-se em autores do campo da filosofia, da sociologia da educação e das artes, pautados em teorias pós-críticas. Através de imagens sobre a arte, a escola e as narrativas, reforçou-se o papel social das artes na educação, as intenções do ato de contar histórias e a necessidade desse debate institucional, que deveria estar aberto ao diverso, ao invés de caminhar lentamente nas práticas ditas de inclusão. O texto apresenta práticas corporais, artísticas e narrativas como possíveis caminhos de transform(ação) das relações escolares, concepção de ensino e expectativas que regem as ações sobre os corpos presentes no território escolar.

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Biografía del autor/a

Natália Tazinazzo Figueira de Oliveira, Prefeitura de São Paulo Universidade de São Paulo

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade de São Paulo (2007) e especialização em Contação de Histórias (2011).Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo, na áera de didática e formação de professores (2014) Atualmente é professora de educação infantil - Nuc de Educ Inf Espaço Vivavida e professora tit. educ. inf. e fund i da Escola Municipal de Educação Infantil Arthur Baptista da Luz. Também atua como consultora de material pedagógico e livros didáticos pela Cultura Escrita. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Arte-Educação

 

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Publicado

2018-04-01

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Natália Tazinazzo Figueira. Sobre a arte, sobre o diverso, sobre o que habita o corpo: narrativas para todos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 032–052, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9824. Acesso em: 22 nov. 2024.