SOCIABILIDADE E LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO BÁSICO

Autores/as

  • Felipe Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781022014100

Palabras clave:

Sexualidade, Gênero, Livro Didático, Discurso

Resumen

Analisando o Programa Nacional do Livro Didático e o PCN – Temas Transversais, busco relacionar a discussão teórica destes com alguns livros didáticos escolhidos por uma escola pública do município de Viçosa. As orientações antihomofóbicas e antisexistas são claras nos documentos citados, porém, a análise empírica dos livros mostra que suas representações discursivas e construções de mundo não contemplam a diversidade, criando uma realidade distorcida que exclui a diferença e gera desconforto para quem não se adéqua ao esperado. Através de análise do discurso presente nestes livros, percebe-se a necessidade de maior escrutínio do PNLD para aceitação dos livros que irão compor seus editais e a maior participação de membros de movimentos sociais nos assuntos que lhe dizem respeito. Dessa maneira, trilha-se para uma maior visibilização da diversidade nos livros didáticos para que o ambiente escolar permita e incentive as múltiplas expressões identitárias em nosso país.

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Publicado

2015-03-21

Cómo citar

MOREIRA, Felipe. SOCIABILIDADE E LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO BÁSICO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 100–124, 2015. DOI: 10.5965/198431781022014100. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4503. Acesso em: 18 may. 2024.