REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO NÃO-VIDENTE

Autores

  • Felipe Moreira

Resumo

Refletindo sobre a diversidade das configurações corporais e da não-vidência, busco entender os corpos estigmatizados como “deficiente” em sua interação com o mundo e qual o espaço de atuação destes. Analisando as experiências de educação para pessoas cegas, busco compreender sua lógica e sua transmissão às pessoas não-videntes, já que a não-vidência influencia a forma de apreensão de conceitos e sua interação com estes. Conclui-se que apesar da proposta inclusiva por trás do ensino às pessoas cegas, ainda se age por pressupostos videntes de educação e há pouca ou nenhuma agência creditada às pessoas cegas para que elas construam, através de seus aparatos corporais específicos, seus conceitos e interação com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Moreira

Felipe Moreira é graduado em Ciências sócias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente desenvolvendo a pesquisa de dissertação intitulada “Reflexões sobre a não-vidência”. Trabalha nas linhas de pesquisa dos disability studies e sua conjugação com a deficiência visual e agência no processo de conhecimento. Belo Horizonte MG.

Downloads

Publicado

13-09-2013

Como Citar

MOREIRA, Felipe. REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO NÃO-VIDENTE. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 22–40, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3805. Acesso em: 19 abr. 2024.