Criação-educação artística, deslizamentos relacionais: processos de criação coreográfica em contexto museológico e o seu potencial educativo
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782022024077%20Palabras clave:
criação coreográfica, escola-museu, educação-artísticaResumen
A criação coreográfica contemporânea tem, em si, um potencial de multiplicidade, ou seja, capaz de ser um lugar de contínua reconfiguração e deslizamento. Contudo, existe uma estabilidade nos métodos e nos processos de criação coreográfica que corresponde ao aspeto relacional. Onde a obra coreográfica existe na relação entre agentes: público, intérpretes, criadores(as), professores(as), mediadores(as). Este texto propõe pensar e descrever o Projeto Dançar Arte que articula o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Assim, para além de uma descrição do projeto, nas suas diferentes ramificações e esferas: expositiva, performativa e formativa; pretende expandir e pensar os seus aspetos metodológicos e os seus desdobramentos. Onde, partindo da estética relacional de Nicolas Bourriaud, é possível olhar para a criação enquanto lugar de encontro. E abordar a importância de criar experiências que promovam a aprendizagem e a reflexão através da arte, destacando como esses processos de criação em museus podem estimular o diálogo entre artistas, visitantes e obras. Fundando uma perspetiva colaborativa de criação coreográfica em contexto museológico. Onde, em detrimento de uma figura de poder, associada à autoria de uma obra, é proposto um campo horizontal de relações e orientado um processo de criação-interpretação. Em que o papel da educação artística prende-se com a busca pela singularidade e pelo encontro do mundo interior dos agentes da criação e do mundo exterior das obras potencializando experiências éticas, estéticas e políticas.
Descargas
Citas
Baldacchino, J. (2008). The Praxis of Art’s Deschooled Practice. International Journal of Art & Design Education, 27(3), 241–250. https://doi.org/10.1111/j.1476-8070.2008.00580.x
Bourriaud, N. (2009). Estetica Relacional. Martins. https://books.google.pt/books?id=if8QPwAACAAJ
Butterworth, J. (2009). Too many cooks? A framework for dance making and devising. In J. Butterworth & L. Wildschut (Eds.), Contemporary Choreography: A Critical Reader (pp. 177–194). Routledge.
Fazenda, M. J. (2012). Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações. Edições Colibri.
Haines, S. E. (2006). Ethics and Aesthetics - the artist-educator and choreographic process. Journal Od Dance Education, 6, 14–18.
Irwin, R. L., & O’Donoghue, D. (2012). Encountering Pedagogy through Relational Art Practices. International Journal of Art & Design Education, 31(3), 221–236. https://doi.org/10.1111/j.1476-8070.2012.01760.x
Neto, Â. (2021). Moving in between resistances: an axis-thought on choreographic creation in an educational context. Journal of Science and Technology of the Arts, 13(2), 57–74. https://doi.org/https://doi.org/10.34632/jsta.2021.9799
Neto, Â., Xavier, M., & Fernandes, J. (2020). Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo. Convergências - Revista de Investigação e Ensino Das Artes, XIII (26).
Xavier, M. (2017). Processos de Criação Coreográfica Contemporânea em Portugal: uma proposta de intervenção artístico-pedagógica. Universidade de Lisboa.
Xavier, M., & Monteiro, E. (2013). Criação coreográfica contemporânea - percursos no singular. Convergências - Revista de Investigação e Ensino Das Artes, VI(11). http://convergencias.ipcb.pt
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ângelo Neto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.