Ética na formação técnica do curso de alimentos:
uma intervenção pedagógica interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782112025e0075Palabras clave:
técnica; , ética; , consciência; , razão instrumental, intervenção pedagógicaResumen
O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica sobre a importância do desenvolvimento da consciência ética dentro do contexto da formação técnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdução à ética e abordamos a problemática de uma educação pensada através de um viés puramente tecnicista e sobre os seus impactos na formação dos futuros técnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da razão crítica e o surgimento da razão instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avanço do conhecimento técnico, enquanto expansão do horizonte da atividade do pensamento humano, está ligado a uma redução do poder de criticidade dos indivíduos e, consequentemente, a um processo de desumanização e deterioração de uma consciência ética. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que é importante pensar a educação profissional ligada à uma reflexão filosófica que possibilite a construção de uma consciência ética que seja capaz de fazer com os futuros técnicos combatam o processo de desumanização e diminuição da ética dentro da sociedade capitalista dominada por uma noção tecnicista de educação.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Política. Brasília: Unb, 1985.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2020.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo, SP: Ática, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.
_________. Pedagogia do oprimido. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2014.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. Rio de Janeiro, RJ: Labor do Brasil, 1976.
LIMA, Diva. A ética nas atividades de food safety. Diva Rocha Lima consultoria nutricional, Salvador, 22 de junho de 2020. Disponível em: https://divarochalima.com.br/a-etica-nas-atividades-de-food-safety/. Acesso em 03 de abril de 2022.
PILETTI, C.; PILETTI, N. Filosofia e a história da educação. 6 ed. São Paulo, SP.
Ática, 1988
SAVATER, M. F. Fernando. Ética para meu filho. Lisboa, Portugal: Dom Quixote,
SAVIANI, Dermeval. Las teorias de la educación y el problema de la marginalidad en América Latina. Revista Argentina de Educación. Buenos Ayres, n 02, 1983.
SAVIANI, D. Educação: do sendo comum à consciência filosófica. 12.ed. Campinas,
SP: autores associados, 1996.
SHIROMA, E. O. Novos modelos de produção: trabalho e pessoas. Revista Latino americana de Estudios del Trabajo. São Paulo, SP, v. 10, 1999.
SINGER, P. Ética prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo, SP:
Martins Fontes, 1994.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
World Conference on Higher Education: the new dynamics of higher education
and research for societal change and development. Paris: UNESCO, 2009.
VIDALE, Giulia. Kinder Ovo: por que a salmonella encontrada no chocolate pode matar. O Globo, São Paulo, 16 de março de 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/04/kinder-ovo-por-que-salmonella-encontrada-no-chocolate-pode-matar-25477317.ghtml. Acesso em 03 de abril de 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 José Clerison Santos Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.