Arte relacional num livro de arte para crianças

desafios da mediação cultural para o Museu de Arte de Blumenau – SC, Brasil

Autores/as

  • Carla Carvalho PPGE – FURB
  • Joanna Leoni Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317820120240184

Palabras clave:

Arte Catarinense;, Livros de arte para crianças; , Mediação Cultural; , Museu; , Arte relacional.

Resumen

A pesquisa tem como tema o livro de arte visual, o livro enquanto objeto-saber, estético e artístico. Tem como foco a elaboração de livros de arte com temas de arte visual catarinense, pois nos últimos anos, investigando o Museu de Arte de Blumenau – MAB, percebeu-se a fragilidade de materiais acerca da arte regional. Objetiva compreender as relações entre imagens e palavras que podem ser utilizadas em processos de elaboração de livros de arte para crianças que visem a formação estética em processos de mediação cultural. Apresenta uma proposta de livro a partir da obra “Como fazer um pote” da Artista Roseli Moreira. A elaboração do livro de arte para crianças parte de vários aspectos: o encontro com uma artista local; a exploração da materialidade; o contato do leitor com a obra de arte; os conceitos da arte relacional presentes na obra escolhida; a escolha de fonte acessível - todos desafios para o processo de criação do livro.

Descargas

Biografía del autor/a

Carla Carvalho, PPGE – FURB

Doutora em Educação UFPR, Mestre em Educação UNIVALI, LIcenciada em Educaçao Artistica pela FURB. Atua no Departamento de Arte e no PPGE da FURB

Joanna Leoni , Universidade Regional de Blumenau

Artista visual, escritora, professora de artes na Rede Municipal de Brusque. Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Citas

ACEDO, R.; ARANHA, C.; Encontro com Segall. São Paulo: Minden, 1999. (Encontro com a Arte Brasileira).

ARBAT, C. El Sueño de Dalí. Valência: Brosquil, 2006

BOURO, A. B.; KOK, B,; AITHÉ, E. A. De Sol a Sol: A Arte e o Trabalho em Obras de Eugênio Sigaud, Djanira da Motta e Silva e Sebastião Salgado. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Trad.: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

CANTON, K. Tempo e Memória. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Corpo, Identidade e Erotismo. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Da Política às Micropolíticas. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Espaço e Lugar. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

LEONI, J.; CARVALHO, C.. MEDIAÇÃO CULTURAL: REFLEXÕES ACERCA DO MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU In: O Campo Teórico-metodológico-epistemológico da Educação no Fomento da Questão Política da Atualidade 2, ed.1. Ponta Grossa: Atena, 2021, p. 256 - 268.

LEITE, M. I. Livros de arte para crianças: um desafio na apropriação de imagens e ampliação de olhares. In: ANPED, 2004, Caxambu/MG. Sociedade, Democracia e Educação - caderno do GT Comunicação e Educação. Caxambu/MG : ANPEd, 2004. v. 1. Disponível em:< http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt16/t169.pdf> Acesso em: 20 nov. 2020.

MACHADO, J. Mistério da Página 19. Rio de Janeiro: Agir, 2003.

MARTINS, A; WEIZZ, L. Goeldi: História de Horizonte. São Paulo: Paulinas, 1995.

MAYHEW, J. Érica e os Girassóis. São Paulo: Moderna, 2001.

MOREIRA, R. K. Como Fazer um Pote? 2019. Disponível em: https://roselimoreiraceramicas.com.br/. Acesso em: 09 dez. 2020.

MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU - MAB. Temporadas de Exposições: de 8 de março a 25 de abril, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 3 de maio a 17 de junho, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 5 de julho a 26 de agosto, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 13 de setembro a 21 de outubro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 8 de novembro a 17 de fevereiro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 14 de março a 5 de maio, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 16 de maio a 23 de junho, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 4 de julho a 25 de agosto, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 5 de setembro a 24 de outubro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 7 de novembro a 16 de fevereiro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

PERIC, T. Se o Jardim Voasse Não Seria Jardim, Seria Avião. São Paulo: Edições Serviços Educativos do MASP, 1997.

SANT’ANNA, R. T. N. Páginas de história: a criança, o livro e a arte. São Paulo, 2000. 205 f. Dissertação (Mestrado em Comunicações e Artes) Universidade de São Paulo.

SANT’ANNA, R. Para Comer Com os Olhos. São Paulo: Panda Books, 2011.

SELLIER, M. Mi Pequeño Orsay. Paris: MAME, 2006.

Publicado

2025-03-14

Cómo citar

CARVALHO, Carla; LEONI , Joanna. Arte relacional num livro de arte para crianças: desafios da mediação cultural para o Museu de Arte de Blumenau – SC, Brasil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 184–203, 2025. DOI: 10.5965/1984317820120240184. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22363. Acesso em: 16 mar. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA