Arte relacional num livro de arte para crianças

desafios da mediação cultural para o Museu de Arte de Blumenau – SC, Brasil

Authors

  • Carla Carvalho PPGE – FURB
  • Joanna Leoni Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317820120240184

Keywords:

Arte Catarinense;, Livros de arte para crianças; , Mediação Cultural; , Museu; , Arte relacional.

Abstract

The theme of this research is the visual arts book, the book as a know-object, aesthetic and artistic. The focus is on the elaboration of the art books with visual art themes from Santa Catarina, because in the last years, investigating Blumenau Art Museum (Museu de Arte de Blumenau – MAB), it has been acknowledged the fragility of the original art materials. The objective is to comprehend the relations between the images and the words that can be used on children’s art books elaboration process that aims the aesthetic formation in cultural mediation processes. It is presented a book proposal based on the work “Como fazer um pote” from the Artist Roseli Moreira. The art book for children elaboration is based on a few aspects: the meeting with a local artist; the material exploration; the contact of the reader with the work of art; the concepts of the relational art present on the chosen work; the choice of an accessible source - all challenges to the book creation process.

Downloads

Author Biographies

Carla Carvalho, PPGE – FURB

Doutora em Educação UFPR, Mestre em Educação UNIVALI, LIcenciada em Educaçao Artistica pela FURB. Atua no Departamento de Arte e no PPGE da FURB

Joanna Leoni , Universidade Regional de Blumenau

Visual artist, writer, art teacher at the Brusque Municipal Network.
Graduating in Visual Arts at the Regional University of Blumenau (FURB)

References

ACEDO, R.; ARANHA, C.; Encontro com Segall. São Paulo: Minden, 1999. (Encontro com a Arte Brasileira).

ARBAT, C. El Sueño de Dalí. Valência: Brosquil, 2006

BOURO, A. B.; KOK, B,; AITHÉ, E. A. De Sol a Sol: A Arte e o Trabalho em Obras de Eugênio Sigaud, Djanira da Motta e Silva e Sebastião Salgado. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Trad.: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

CANTON, K. Tempo e Memória. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Corpo, Identidade e Erotismo. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Da Política às Micropolíticas. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Espaço e Lugar. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

LEONI, J.; CARVALHO, C.. MEDIAÇÃO CULTURAL: REFLEXÕES ACERCA DO MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU In: O Campo Teórico-metodológico-epistemológico da Educação no Fomento da Questão Política da Atualidade 2, ed.1. Ponta Grossa: Atena, 2021, p. 256 - 268.

LEITE, M. I. Livros de arte para crianças: um desafio na apropriação de imagens e ampliação de olhares. In: ANPED, 2004, Caxambu/MG. Sociedade, Democracia e Educação - caderno do GT Comunicação e Educação. Caxambu/MG : ANPEd, 2004. v. 1. Disponível em:< http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt16/t169.pdf> Acesso em: 20 nov. 2020.

MACHADO, J. Mistério da Página 19. Rio de Janeiro: Agir, 2003.

MARTINS, A; WEIZZ, L. Goeldi: História de Horizonte. São Paulo: Paulinas, 1995.

MAYHEW, J. Érica e os Girassóis. São Paulo: Moderna, 2001.

MOREIRA, R. K. Como Fazer um Pote? 2019. Disponível em: https://roselimoreiraceramicas.com.br/. Acesso em: 09 dez. 2020.

MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU - MAB. Temporadas de Exposições: de 8 de março a 25 de abril, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 3 de maio a 17 de junho, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 5 de julho a 26 de agosto, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 13 de setembro a 21 de outubro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 8 de novembro a 17 de fevereiro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 14 de março a 5 de maio, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 16 de maio a 23 de junho, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 4 de julho a 25 de agosto, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 5 de setembro a 24 de outubro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 7 de novembro a 16 de fevereiro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

PERIC, T. Se o Jardim Voasse Não Seria Jardim, Seria Avião. São Paulo: Edições Serviços Educativos do MASP, 1997.

SANT’ANNA, R. T. N. Páginas de história: a criança, o livro e a arte. São Paulo, 2000. 205 f. Dissertação (Mestrado em Comunicações e Artes) Universidade de São Paulo.

SANT’ANNA, R. Para Comer Com os Olhos. São Paulo: Panda Books, 2011.

SELLIER, M. Mi Pequeño Orsay. Paris: MAME, 2006.

Published

2025-03-14

How to Cite

CARVALHO, Carla; LEONI , Joanna. Arte relacional num livro de arte para crianças: desafios da mediação cultural para o Museu de Arte de Blumenau – SC, Brasil. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 184–203, 2025. DOI: 10.5965/1984317820120240184. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22363. Acesso em: 16 mar. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA