Letramento e Atividades Instrumentais de Vida Diária: uma relação evidente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0034

Palabras clave:

Letramento, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Autonomia

Resumen

O propósito deste artigo é identificar a relação entre letramento e as atividades instrumentais de vida diária (AIVD). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico, de caráter conceitual, posta em circulação a partir de uma pesquisa de doutorado. Para tanto, utilizaram-se principalmente referências da área da Educação e da Psicologia, que permitiram fomentar a discussão sobre as implicações do letramento na autonomia da pessoa com déficit cognitivo. Os resultados do estudo apontaram que há relação evidente entre as práticas de letramento e o desempenho de tarefas instrumentais de vida diária. A diferenciação entre as AIVDs e as atividades de vida diária (AVDs) são alguns pontos de destaque do presente ensaio. Como qualquer iniciativa de natureza científica, a proposta dessa nova perspectiva apresenta um caráter generalizante, na medida em que se constitui uma ação de caráter amplo e, ao mesmo tempo, específico, que visa oferecer princípios teóricos e diretrizes iniciais para a relação entre práticas de letramento relacionadas ao uso dos intrumentos de vida diária.

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Biografía del autor/a

Rosemari Lorenz, Universidade Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013).

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Publicado

2022-10-10

Cómo citar

ALMEIDA, Daiane; MENGOTTO, Lisiane; LORENZ, Rosemari. Letramento e Atividades Instrumentais de Vida Diária: uma relação evidente. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0034, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0034. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17838. Acesso em: 23 nov. 2024.