Singularidades em cena: como subverter a lógica normatizadora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0029

Palabras clave:

Inclusão, Normatização, Corpo exotizado, Singularidades, Dança contemporânea

Resumen

Quando falamos sobre os estudos relacionados à inclusão podemos elaborar um histórico de como a discussão foi entendida em diferentes momentos: segregação, inserção da pessoa com deficiência nos espaços sociais, estratégias inclusivas reconhecendo as necessidades de cada sujeito. Nos últimos anos, outro modo de pensar o assunto está em pauta: a deficiência incorporada na lógica de mercado e sua captura como um produto. Autores como Mitchell e Snyder (2015) e Pelbart (2013) são fundamentais para esta pesquisa. O artigo é centrado em exemplos da dança contemporânea, como os artistas Jérôme Bel e Claire Cunningham, para refletir sobre como a normatização tem afetado o universo das artes do corpo. Muitas companhias ainda trabalham em uma perspectiva que reafirma a superação de limites e o apagamento das singularidades – utilizando a cópia de corpos sem deficiência. Assim, busca-se reconhecer os processos normalizadores que têm sido recorrentes na dança, mas também apresentar os trabalhos que conseguem garantir a existência da diversidade no palco, promovendo o debate que parte da singularidade, não da padronização corporal. Espera-se que o artigo possa corroborar estudos de inclusão e artes, ao sinalizar a potência dos artistas com deficiência quando não estão sujeitos aos padrões da normatização.

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Biografía del autor/a

Virgínia Laís de Souza, Universidade de São Paulo

Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduação em Comunicação das Artes do Corpo (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em dança e performance, e Graduação em Pedagogia (2013) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente de graduação na Faculdade Estácio de Santo André e na pós graduação da PUC/SP, no curso de Especialização na Técnica Klauss Vianna.

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Publicado

2022-06-29

Cómo citar

SOUZA, Virgínia Laís de. Singularidades em cena: como subverter a lógica normatizadora. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0029, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17464. Acesso em: 23 nov. 2024.