Construção coletiva de uma metodologia de mediação cultural para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0026Palabras clave:
Mediação cultural, Artes visuais, Metodologia de ensino-aprendizagem, Educação básica, Arte contemporâneaResumen
Este artigo discute diretrizes para a construção de uma metodologia de mediação cultural para a Educação Básica, tomando como referência os resultados obtidos na aplicação, em sala de aula, de dois materiais educativos focados na arte contemporânea: Sensação e Materialidade: a obra, sua composição visual e sensorial e Curadoria Educativa para Videodanças. Ambos foram produzidos e testados no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão Mediação da experiência estética na escola, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Baseados em uma série de premissas conceituais e metodológicas, o projeto busca integrar educação estética e educação ética, apoiando-se nas ideias de John Dewey, Michael Parsons, Teresinha Franz e George Geahigan, entre outros estudiosos. Os dois materiais educativos foram aplicados em duas escolas públicas de Belo Horizonte entre agosto e outubro de 2017, envolvendo dois mediadores da equipe do projeto, dois professores e seis turmas do Ensino Fundamental, atingindo um total aproximado de 150 estudantes. Ao final do processo, todos os participantes avaliaram os materiais por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para esse fim. O artigo relaciona os resultados alcançados com as referências teóricas do projeto, buscando identificar princípios norteadores para a mediação cultural no ensino de artes visuais.
Descargas
Citas
AGUIRRE, I. Imaginando um futuro para a educação artística. Trad. O. Rodriguez & D. de A. Clímaco. s/d. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/60824348/I maginando-um-futuro-para-a-educacao-artistica-Imanol-Aguirre#scribd> Acesso em: 21 set. 2019.
ARTKIN. Arte contemporânea: isso é arte? Vídeo, s/d. Duração: 6’59”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c7WAbSnINuQ> Acesso em 02 abr. 2020.
BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In: _____. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 3ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2007, p.13-25.
_____. Mediação cultural é social. In: _____; COUTINHO, R.G. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009, p.13-22.
BAY, D.M.D. Resgatando a arte, incluindo a arte. No prelo.
BEZERRA, P. F. B.; BARROS, J.D.V. Mediação da cultura visual no cenário contemporâneo: Diálogos propositivos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria. Anais: Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões. Santa Maria: ANPAP, 2015, p. 1009-102.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Parâmetros curriculares nacionais: Arte (5a a 8a séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, s/d.
BUCHANAN, Michael. Making Art and Critical Literacy: A Reciprocal Relationship. In:
COUTINHO, R. G. Questões sobre mediação e educação patrimonial. In: ENCONTRO DA ANPAP, 20, Rio de Janeiro, 2011. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2011, p. 1102 – 1114.
DEWEY, J. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
EFLAND, A. Cultura, sociedade, arte e educação em um mundo pós-moderno. In: A COMPREENSÃO E O PRAZER DA ARTE. 1998. São Paulo: Atas eletrônicas... São Paulo: SESC/SP, 1998. Disponível em: <http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/arte/text_2.htm> Acesso em 10 mar. 2011.
FRANZ, T. S. Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas. 2003.
______. Os Estudantes e a Compreensão Crítica da Arte. Imaginar, n.49. Setembro, 20, 2008, p. 4-11. Disponível em: <https://www.apecv.pt/revista/imaginar49web.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
FREEDMAN, K. Currículo dentro e fora da escola: representações da Arte na cultura visual. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005, p.126-142.
GEAHIGAN,G. Extending the framework for response: Concept and skill instruction and student research. In: Wolff, T. & Geahigan, G. Art Criticism and Education. Urbana and Chicago: University of Illinois Press,1997, p. 225-247,.
HUGHES, A. The Copy, the Parod and the Pastiche: Observations on Practical Approaches to Critical Studies. In: THISTLEWOOD, D. (Ed.) Critical and contextual studies in art and design education. Harlow: Longman, 1989, p. 71-81.
JUNQUEIRA, F.M.; OLIVEIRA, B.J. Reflexões sobre mediação e arte contemporânea. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria. Anais: Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões. Santa Maria: ANPAP, 2015, p.793-804.
LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1999, p. 43-55.
MAKOWIECY, S. Por uma “política da arte” irredutível: o mundo com maior clareza. In: LAMPERT, J.; MACÊDO, S.B. (Orgs.). Arte e política: inquietações, reflexões e debates contemporâneos. Simpósio de Integração das Artes Visuais: arte e política, 2009. Florianópolis, SC, 2010, p. 73-89.
OSBOURN, R. J. Speaking, Listening and Critical Studies in Art. Journal of Art & Design Education, Vol.10, No.1, 1991, p.31-55.
PARSONS, M. J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Editorial Presença,1992.
_____. Mudando direções na arte-educação contemporânea. A COMPREENSÃO E O PRAZER DA ARTE. São Paulo,1998. São Paulo. Atas eletrônicas... São Paulo: SESC/SP. Disponível em: <http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/arte/text_5.htm> Acesso em: 20 set. 2011.
PERKINS, D. Talk about Art. Journal of Aesthetic Education. Special Issue: Research and Development in Aesthetic Education, 11( 2), 1997, p. 87-116.
PORTILHO, G. (Diretora). O que é Arte Contemporânea? O Exemplo da Bienal 2014. Vídeo, 9’04 min. São Paulo: Nova Escola. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8-XltLNkOhs> Acesso em 30 mar. 2020.
RANGEL, V. B; FRANZ, T. S. Um instrumento de mediação para uma compreensão crítica da arte: Guernica (re)visitada. Invisibilidade (0). Beja, Portugal: Revista da Rede Íbero Americana de Educação Artística, 2009, p.73-85. Disponível em: <http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_0?mode=window&pageNumber=66> Acesso em: 15 de jan. 2020.
STIBBS, A. Language in art and art in language. Journal of Art & Design Education 17 (1), 1998, p. 201-209.
VEGA, M. 49 obras de arte contemporânea. Vídeo. Duração: 5’54”, s/d. Disponível em: < https://www.youtube.com/results?search_query=49+obras+de+arte+contemporaneo> Acesso em 2 abr. 2020.
VIANNA, R. S. O discurso na mediação em artes visuais. L. M. Arslan &, M. R. (Orgs.). Artes visuais e educação: Ensino e formação. Uberlândia (MG): EDUFU, 2017, p. 103- 125. Disponível em: < http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/artes-visuais-e-educacao-ensino-e-formacao> Acesso em 30 mar. 2020.
VIANNA, R.S.; REZENDE, R. J. E. Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de arte. Educação em Foco, ano 19, n. 29, set./dez. 2016, p. 61-82.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Rachel de Sousa Vianna, Gerson Aquiles Mendes de Melo, Ana Carolina de Vasconcelos Ministério
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.