Fruição em artes e o processo de mediação nas atividades educativas no CRCP: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317815022019238Palabras clave:
Fruição em arte, Processo de Medição, Educação Infantil,Resumen
Pretendo com este trabalho estudar a mediação em uma exposição, com o objetivo de analisar o processo de mediação e a fruição de arte na ação educativa, ocorridas no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, junto a alunos da Educação Infantil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizei um levantamento de informações sobre o Processo de Mediação e Fruição em Arte, levando à análise do relato de experiência apresentado no artigo. Percebi ao longo das minhas experiências como mediador cultural, que os grupos de visitantes geralmente desconheciam alguns movimentos, patrimônios e ramificações da cultura popular de Belo Horizonte. Além disso, quando iniciei o estágio extracurricular no CRCP, não recebíamos visitações das turmas de Educação Infantil, apesar de haver uma demanda por parte das escolas. Como resultado, foi possível explorar conceitos de autores que abordam noções do ensino de arte e mediação, de adequação de linguagem em relação ao público alvo, nas atividades de apreciação da arte visual e músicaDescargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias, in, A imagem no ensino da arte: Anos 80 e novos tempos, São Paulo Perspectiva, 1991.
__________________Arte/Educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.) - São Paulo: Editora UNESP, 2009.
__________________Arte Educação Pós-Colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. São Paulo: Comunicação e Educação, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil, Brasília, 1998.
CLUVER, Claus, Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Trad. Claus Cluver e Sameul Titan Júnior. Literatura e Sociedade, São Paulo, n.2, 1997.
FREIRE, Paulo, 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARINHO, Vanildo Mousinho, QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva, Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços, Ed. Universitária, 2005.
OLIVEIRA, Marta Kohl. NPDGIRASSOL. Coleção Grandes Educadores Lev Vygotsky. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE&t=956s>. Acesso em: 09 de out. 2017.
OTT, Robert Willian, "Ensinando crítica nos museus". In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
PARQUE MUNICIPAL FAZENDA LAGOA DO NADO. PORTALPBH. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&app=fundacaoparque&pg=5521&tax=21238>. Acesso em: 07 out. 2017.
SILVA, M. (1999). Ensino de arte nos Estados Unidos e no Brasil. Comunicação & Educação, (14), 49-52. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p49-52>. Acesso em: 02 dez. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.