Fruição em artes e o processo de mediação nas atividades educativas no CRCP: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317815022019238Keywords:
Fruição em arte, Processo de Medição, Educação Infantil,Abstract
Pretendo com este trabalho estudar a mediação em uma exposição, com o objetivo de analisar o processo de mediação e a fruição de arte na ação educativa, ocorridas no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, junto a alunos da Educação Infantil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizei um levantamento de informações sobre o Processo de Mediação e Fruição em Arte, levando à análise do relato de experiência apresentado no artigo. Percebi ao longo das minhas experiências como mediador cultural, que os grupos de visitantes geralmente desconheciam alguns movimentos, patrimônios e ramificações da cultura popular de Belo Horizonte. Além disso, quando iniciei o estágio extracurricular no CRCP, não recebíamos visitações das turmas de Educação Infantil, apesar de haver uma demanda por parte das escolas. Como resultado, foi possível explorar conceitos de autores que abordam noções do ensino de arte e mediação, de adequação de linguagem em relação ao público alvo, nas atividades de apreciação da arte visual e músicaDownloads
References
BARBOSA, Ana Mae. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias, in, A imagem no ensino da arte: Anos 80 e novos tempos, São Paulo Perspectiva, 1991.
__________________Arte/Educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.) - São Paulo: Editora UNESP, 2009.
__________________Arte Educação Pós-Colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. São Paulo: Comunicação e Educação, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil, Brasília, 1998.
CLUVER, Claus, Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Trad. Claus Cluver e Sameul Titan Júnior. Literatura e Sociedade, São Paulo, n.2, 1997.
FREIRE, Paulo, 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARINHO, Vanildo Mousinho, QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva, Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços, Ed. Universitária, 2005.
OLIVEIRA, Marta Kohl. NPDGIRASSOL. Coleção Grandes Educadores Lev Vygotsky. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE&t=956s>. Acesso em: 09 de out. 2017.
OTT, Robert Willian, "Ensinando crítica nos museus". In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
PARQUE MUNICIPAL FAZENDA LAGOA DO NADO. PORTALPBH. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&app=fundacaoparque&pg=5521&tax=21238>. Acesso em: 07 out. 2017.
SILVA, M. (1999). Ensino de arte nos Estados Unidos e no Brasil. Comunicação & Educação, (14), 49-52. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i14p49-52>. Acesso em: 02 dez. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.