Discutindo a surdez: estratégias educativas de professores do ensino regular
Palabras clave:
Surdez. Inclusão escolar. Estratégias educativas.Resumen
O presente estudo pretende analisar as estratégias educativas utilizadas por duas professoras do ensino regular que possuíam alunos surdos incluídos em suas classes regulares. Tal estudo se constituiu numa pesquisa de caráter qualitativo. Participaram deste estudo duas professoras que lecionavam em classes de primeiro ano do ensino fundamental em duas escolas diferentes, e seus respectivos alunos surdos. Foi aplicado junto aos docentes um questionário/entrevista constituído por reflexões acerca de suas estratégias e práticas pedagógicas. Os resultados reforçam a ideia de que cabe aos educadores estarem mais próximos ao desenvolvimento dos alunos, fazendo adaptações do currículo e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um. Evidenciam a necessidade da continuidade da formação dos professores, que atuam com estes alunos, e ainda apontam dificuldades relacionadas ao padrão de comunicação entre a professora e o aluno, oriundas da importância da LIBRAS como canal efetivo de compreensão entre ambos. Por meio desta pesquisa espera-se que os resultados obtidos possam servir de instrumento de análise e proposição para a implantação de práticas pedagógicas específicas para com o aluno surdo que frequenta classe comum.
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