Discutindo a surdez: estratégias educativas de professores do ensino regular
Keywords:
Surdez. Inclusão escolar. Estratégias educativas.Abstract
O presente estudo pretende analisar as estratégias educativas utilizadas por duas professoras do ensino regular que possuíam alunos surdos incluídos em suas classes regulares. Tal estudo se constituiu numa pesquisa de caráter qualitativo. Participaram deste estudo duas professoras que lecionavam em classes de primeiro ano do ensino fundamental em duas escolas diferentes, e seus respectivos alunos surdos. Foi aplicado junto aos docentes um questionário/entrevista constituído por reflexões acerca de suas estratégias e práticas pedagógicas. Os resultados reforçam a ideia de que cabe aos educadores estarem mais próximos ao desenvolvimento dos alunos, fazendo adaptações do currículo e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um. Evidenciam a necessidade da continuidade da formação dos professores, que atuam com estes alunos, e ainda apontam dificuldades relacionadas ao padrão de comunicação entre a professora e o aluno, oriundas da importância da LIBRAS como canal efetivo de compreensão entre ambos. Por meio desta pesquisa espera-se que os resultados obtidos possam servir de instrumento de análise e proposição para a implantação de práticas pedagógicas específicas para com o aluno surdo que frequenta classe comum.
Downloads
References
BOGDAN, R. BIKLEN, S.K. Qualitative Reserch for Education: an introduction for to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982.
BRASIL, Ministério da Ação Social. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: MAS/CORDE, 1994.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalista ou especialista? Revista Brasileira de Educação especial, n.3, 1999.
CARVALHO, R. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
CICCONE, M. Comunicação Total: uma Filosofia Educacional. In:______. Comunicação Total: introdução, estratégia a pessoa surda. Rio de Janeiro: Editora Cultura Médica. 1990. Cap. 1. p. 1-9.
DELIBERATO, D. Ensino do aluno surdo: um esboço sobre métodos e técnicas empregados na área. In: MANZINI, J.E. (ORGs). Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília: Unesp-Marília-Publicações, 2001. p. 13-53.
DIAS, T.R. e PEDROSO, C.A. Com a palavra o surdo: sobre sua comunicação na escola. In: MANZOLI, L.P. e SIGOLO, S.R.R.L. Educação especial face ao desenvolvimento à inserção social. Série: Temas em educação escolar, n.5. Editora Cultura Acadêmica, 2002.
FRAY, A. MANZOLI, L.P. Um estudo da escrita de alunos surdos do Ensino Fundamental –ciclo III da Rede Municipal de Araraquara – SP. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. 2009.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2 ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
JANNUZZI, G. de M. A Educação do Deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. 243p.
KARAGIANNIS, A.; STAINBACK, S. e STAINBACK, W. Fundamentos do Ensino Inclusivo. In: STAINBACK, S. e STAINBACK, W. (Org.). Inclusão: um guia para educadores; trad. Magda França Lopes. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 21-34.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, p. 25-44, 1986.
MARCHESI, A. et al. A educação da criança surda na escola integradora. In: ______. Desenvolvimento Psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. V.3. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1995. Cap. 14, p. 215-231.
MOURA, M.C. de. O Surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. 152p.
OLIVEIRA, A.A.S. Formação de professores em educação especial. In: MENDES, E.G.; ALMEIDA, M.A. e WILLIANS, L.C.de A. (Org). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCAR, 2004. Cap. 9, p.239-243.
OMOTE, S. A construção de uma escala de atitudes sociais em relação à inclusão: notas preliminares. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.11, n.1. 2005, p. 33-47.
______. A importância da concepção de deficiência na formação do professor de Educação Especial. In: BICUDO, M. SILVA, C. (Orgs). Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
______. Diversidade, Educação e Sociedade Inclusiva. In: OLIVEIRA, A.S. et al. Inclusão Escolar: as contribuições da Educação Especial. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora. Marília, Fundepe Editora, 2008.
SÁ, E. D. Necessidades educacionais especiais na Escola Plural. Anais do 2º Encontro sobre Inclusão - Qualidade de Ensino Para Todos. Promovido pelo grupo 25 - SP. Set / 1999.
SALLES, H. M. M. L. et. al. Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica.Brasília: Ministério da Educação, 2004.
SKLIAR C. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: Skliar, Carlos (Org.). Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
VALMASEDA, M. Os problemas de Linguagem na Escola. In: MARCHESI, A. Et al. Desenvolvimento Psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. V.3. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1995. Cap 6, p. 83-99.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.