Os benefícios do uso do PECS por pessoas autistas: um estudo bibliográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0023

Palabras clave:

Autismo, PECS, Comunicação alternativa

Resumen

O Sistema de Comunicação Alternativa e Ampliada denominado PECS é um método de comunicação alternativa utilizado em programas de intervenção para indivíduos com autismo que não desenvolveram a linguagem ou que apresentam déficits na fala.  Neste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio das bases de dados: SciELO, PePSIC e banco de teses e dissertações CAPES, com o intuito de responder a seguinte questão: Que benefícios o PECS tem trazido às pessoas com autismo? A delimitação de datas foi entre os anos de 2000 e 2016 e só foram analisados estudos científicos brasileiros que descrevessem sobre a intervenção do PECS e seus respectivos resultados em pessoas autistas. Foram encontrados 23 estudos científicos usando as palavras-chave: “PECS”, “Comunicação alternativa”, “Autismo e PECS” em qualquer campo, no entanto somente oito destes estudos atenderam aos critérios da pesquisa. Os resultados demonstraram que o PECS promove a comunicação e reduz os comportamentos típicos do autismo, contudo, o baixo número de estudos em três bases de dados no período de dezesseis anos demonstra que a utilização do PECS em pessoas autistas é um tema escasso no Brasil que necessita de mais estudos empíricos que demonstrem os efeitos e as experiências deste método.

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Biografía del autor/a

Thamires de Lima Barbosa, Universidad del Estado del Río de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Flávia Barbosa da Silva Dutra, Universidad del Estado del Río de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação. 

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Publicado

2022-04-12

Cómo citar

BARBOSA, Thamires de Lima; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Os benefícios do uso do PECS por pessoas autistas: um estudo bibliográfico. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0023, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12746. Acesso em: 23 nov. 2024.