Movimentos de resistência entre Gênero, Arte contemporânea e Educação

Autores/as

  • Marcela Bautista Nuñez Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Artes Visuais, Gênero, Arte contemporânea, Educação, Cartografia,

Resumen

Este artigo se propõe a apresentar uma pesquisa que abrange algumas das diferentes possibilidades oriundas das relações entre o conceito de Gênero, pensado aqui mediante a filosofa Judith Butler (2016), Arte contemporânea e Educação. De forma com que, partindo de experiências em sala de aula e experiências cotidianas foi sendo possível cartografar diversas ações educativas de aprendizagem e invenção no âmbito da Educação em Artes Visuais. Ações que instigam de algumas maneiras a se pensar as imagens do cotidiano de maneira problematizadora, tanto para os estudantes quanto para docentes, nesse âmbito o teórico Fernando Hernandez (2007) torna-se indispensável na trama conceitual apresentada neste artigo. A Cartografia como metodologia, permeia e possibilita maior entrosamento entre o pesquisador/a e o território pesquisado, em outras palavras, se vive a pesquisa. As conclusões apresentadas neste artigo abrangem âmbitos da formação docente em Artes Visuais e processos de aprendizados mediados por interlocuções com a linguagem da Arte Contemporânea, fundamentada pelos escritos da autora Anne Cauquelin (2005). Estas entre outras colocações ligadas as questões de Gênero, produzindo assim redes de possibilidades a serem trabalhadas.

Descargas

Biografía del autor/a

Marcela Bautista Nuñez, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Artes Visuais Licenciatura plena em Desenho e Plástica na Universidade Federal de Santa Maria. Estudante do curso de Mestrado em Educação, linha LP4, Educação e Artes  e do curso de Especialização em Gestão Educacional pela mesma instituição (UFSM).

Citas

BEAVOUIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1980.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. In: Revista Digital do LAV. Santa Maria, RS, 2014.

DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio

de Janeiro: Ed. 34, 1995.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LOPONTE Luciana Grupelli. Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para docência. Publicado em Educação e Filosofia Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 643-658, jul./dez. 2014. ISSN 0102-6801

MARTINS Raimundo; TOURINHO, Irene. A pesquisa em artes e a perspectiva da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO; Irene (Orgs.) Processos & Práticas de pesquisa em Cultura Visual & Educação Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

MARTINS Raimundo; TOURINHO, Irene. Culturas das Imagens: desafios para a arte e a educação. Editora UFSM, 2012.

MITCHELL, W.J.T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, E. (Org.) Pensar a Imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. pp.165 -189.

NUNES, Luciana Borre; MARTINS, Raimundo. Cultura Visual - tramando gênero e sexualidades nas escolas. Recife: Editora da UFPE, 2017

OLIVEIRA, Marilda. O que pode um diário? In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013. p. 225-236.

PERROT, Michelle. História das minhas mulheres. Belo Horizonte, Editora Contexto, 2009.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras. Fapesp, 2008.

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

BAUTISTA NUÑEZ, Marcela. Movimentos de resistência entre Gênero, Arte contemporânea e Educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 248–270, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11579. Acesso em: 11 ene. 2025.