Apropriações da linguagem fotográfica sobre “trabalho” por alunos do Ensino Médio nas aulas de Arte
Keywords:
Fotografia, Dialogia, Educação, Ensino de Arte, Ensino Médio,Abstract
Este artigo configura-se como síntese da tese defendida a pouco, onde estudei com alunos de uma Escola Estadual, no interior do estado de São Paulo, nas aulas de Arte, produziram fotografias e discutiram sobre elas. Escolhas teóricas e metodológicas de investigação estabeleceram-se em diálogo com minha formação e o contexto da pesquisa ocorreu em um município de economia, predominantemente, rural. O objetivo do trabalho foi estudar como a linguagem fotográfica podem favorecer as reflexões desses alunos do Ensino Médio, a problematizarem a realidade na qual estão inseridos. Partimos da questão: é possível que por meio da produção de fotografias e das discussões sobre elas que os alunos se apropriem de significações de sua realidade e conceituem o “trabalho” de forma diferenciada ao conceito dado pelo Currículo Oficial? A seleção de quatro imagens, com seus respectivos turnos dialógicos, compôs o material. A temática se verificou na medida em que as análises mostraram, da parte dos alunos, tanto a apropriação de regras formais de composição da fotografia quanto a possibilidade de significações do mundo em que vivem, a partir da relação com o professor/pesquisador. Essa pesquisa configurou-se como Participante e atende respectivamente a interesses da Educação e do ensino de Arte.
Downloads
References
BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1998.
DELIBERADOR, Luzia Mitsue Yamasshita. et al. A Fotografia como Linguagem para a Formação Cidadã. Revista Discursos Fotográficos, 2013, Vol.9.
DUARTE, Elisabeth Bastos. Fotos & Grafias. São Leopoldo: UNISSINOS, 2000.
FERREIRA, Anelise Barra. Aluno Faz foto? O Fotografar na Escola Especial. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012a .167p.
FERREIRA, Camila Otto Diniz. Fotografia como Crença: Construindo Narrativas, Ressignificando Memórias. Dissertação de Mestrado em Artes. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012b. 160 p.
FLUSSER, Vilém. Pós-História: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
____________. O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da superficialidade. São Paulo: AnnaBlume, 2008.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha. Particularidades da Análise Fotográfica. Revista Discursos Fotográficos, 2009, Vol. 5.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
NOBRE, Itamar de Morais, GIGO, Vânia de Vasconcelos. Imagem Fotográfica, Cultura e Sociedade. Revista Discursos Fotográficos, publicação do Programa em Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina, de periodicidade semestral, 2011, nº 10, V. 7.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
OSTROWER, Fayga. A Construção do Olhar. In NOVAES, A (et al). O Olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Estúdio Del desarollo de las conceptos científicos en la idad infantil. In: Obras Escogidas II. Madri: Visor, 1983. p. 181-285.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.