Apropriações da linguagem fotográfica sobre “trabalho” por alunos do Ensino Médio nas aulas de Arte

Authors

  • Laudo Rodrigues Sobrinho Universidade Metodista de Piracicaba

Keywords:

Fotografia, Dialogia, Educação, Ensino de Arte, Ensino Médio,

Abstract

Este artigo configura-se como síntese da tese defendida a pouco, onde estudei com alunos de uma Escola Estadual, no interior do estado de São Paulo, nas aulas de Arte, produziram fotografias e discutiram sobre elas. Escolhas teóricas e metodológicas de investigação estabeleceram-se em diálogo com minha formação e o contexto da pesquisa ocorreu em um município de economia, predominantemente, rural. O objetivo do trabalho foi estudar como a linguagem fotográfica podem favorecer as reflexões desses alunos do Ensino Médio, a problematizarem a realidade na qual estão inseridos. Partimos da questão: é possível que por meio da produção de fotografias e das discussões sobre elas que os alunos se apropriem de significações de sua realidade e conceituem o “trabalho” de forma diferenciada ao conceito dado pelo Currículo Oficial? A seleção de quatro imagens, com seus respectivos turnos dialógicos, compôs o material. A temática se verificou na medida em que as análises mostraram, da parte dos alunos, tanto a apropriação de regras formais de composição da fotografia quanto a possibilidade de significações do mundo em que vivem, a partir da relação com o professor/pesquisador. Essa pesquisa configurou-se como Participante e atende respectivamente a interesses da Educação e do ensino de Arte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laudo Rodrigues Sobrinho, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; Professor de Arte da SEE/SP; Professor da FACCAA-UNIESP campus Avaré

References

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1998.

DELIBERADOR, Luzia Mitsue Yamasshita. et al. A Fotografia como Linguagem para a Formação Cidadã. Revista Discursos Fotográficos, 2013, Vol.9.

DUARTE, Elisabeth Bastos. Fotos & Grafias. São Leopoldo: UNISSINOS, 2000.

FERREIRA, Anelise Barra. Aluno Faz foto? O Fotografar na Escola Especial. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012a .167p.

FERREIRA, Camila Otto Diniz. Fotografia como Crença: Construindo Narrativas, Ressignificando Memórias. Dissertação de Mestrado em Artes. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012b. 160 p.

FLUSSER, Vilém. Pós-História: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

____________. O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da superficialidade. São Paulo: AnnaBlume, 2008.

GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha. Particularidades da Análise Fotográfica. Revista Discursos Fotográficos, 2009, Vol. 5.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

NOBRE, Itamar de Morais, GIGO, Vânia de Vasconcelos. Imagem Fotográfica, Cultura e Sociedade. Revista Discursos Fotográficos, publicação do Programa em Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina, de periodicidade semestral, 2011, nº 10, V. 7.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

OSTROWER, Fayga. A Construção do Olhar. In NOVAES, A (et al). O Olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Estúdio Del desarollo de las conceptos científicos en la idad infantil. In: Obras Escogidas II. Madri: Visor, 1983. p. 181-285.

Published

2018-01-01

How to Cite

SOBRINHO, Laudo Rodrigues. Apropriações da linguagem fotográfica sobre “trabalho” por alunos do Ensino Médio nas aulas de Arte. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 007–035, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9840. Acesso em: 22 nov. 2024.