O que se pode aprender com projetos de Cultura Visual em espaços não formais de aprendizagem
Keywords:
Cultura Visual, Estado do Conhecimento, Levantamento Bibliográfico, Educação Não-FormalAbstract
Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa A Cultura Visual no Brasil: o estado do conhecimento no período de 2005-2015, que vem sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O recorte apresentado refere-se ao levantamento bibliográfico realizado nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período 2005-2015, destacando os trabalhos no campo de estudo da Cultura Visual desenvolvidos em espaços não formais de aprendizagem. A expressão espaços não formais de aprendizagem alude aos territórios que acompanham as trajetórias de vida de grupos e indivíduos, locais que, apesar de se situarem fora das escolas, neles também ocorrem processos de aprendizagem intencionais. Os resultados apontam que a produção acadêmica em Cultura Visual apresentada nos Encontros da ANPAP vem crescendo anualmente e a discussão no âmbito educacional atrai grande parte dos pesquisadores do campo, porém é reduzido o número de projetos que foquem a Educação não formal. As experiências relatadas nos trabalhos analisados fomentaram as aprendizagens teórica, cognitiva, cultural, linguística, simbólica, social, reflexiva e ética.
Downloads
References
ANAIS ANPAP 2005. ENCONTRO DA ANPAP, 14, 2005, Goiânia, GO. Anais... v. 1. Goiânia: ANPAP, 2005.
ANAIS ANPAP 2006. ENCONTRO DA ANPAP, 15, 2006, Salvador, BA. Anais... Salvador: ANPAP/ UNIFACS, 2006.
ANAIS ANPAP 2007. ENCONTRO DA ANPAP, 16, 2007, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2007.
ANAIS ANPAP 2008.ENCONTRO DA ANPAP, 17, 2008, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2008.
ANAIS ANPAP 2009. ENCONTRO DA ANPAP, 18, 2009, Salvador, BA. Anais...Salvador: ANPAP / EDUFBA, 2009.
ANAIS ANPAP 2010. ENCONTRO DA ANPAP, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010.
ANAIS ANPAP 2011. ENCONTRO DA ANPAP, 20, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.
ANAIS ANPAP 2012. ENCONTRO DA ANPAP, 21, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2012.
ANAIS ANPAP 2013. ENCONTRO DA ANPAP, 22, 2013, Belém, PA. Anais... Belém: ANPAP; PPGARTES / ICA / UFPA, 2013.
ANAIS ANPAP 2014. ENCONTRO DA ANPAP, 23, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAP; UFMG, PPGA, 2014.
ANAIS ANPAP 2015. ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: ANPAP; UFSM, PPGART; UFRGS, PPGAV, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Prefácio. In: SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009. p. 7-9.
DIAS, Ronne F. Carvalho; MARTINS, Raimundo. Mediações construtivas com as máscaras de Mazagão: interações possíveis entre educação e cultura visual. In: ANAIS ANPAP 2008.ENCONTRO DA ANPAP, 17, 2008, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2008. p.1414-1424. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/128.pdf Acesso em 23/09/2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2002.
GOHN, Maria Gloria. Educação não-formal na pedagogia social.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, Proceedings online...Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.
GOHN, Maria Gloria. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47, p. 333-353, mai.-ago. 2011.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 59-75, set/dez. 2016.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.
HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Elementos para una génesis de un campo de estudio de las prácticas culturales de la mirada y la representación. Revista Visualidades, v. 4, n. 1-2, p. 12-62, 2006.
LAMPERT, Jociele; PEDEMONTE, Francis Albrecht, SILVA, Leonardo Lima da; TOMMASIET, Maximilian. Entre Territórios, Cultura Visual e dispositivos relacionais: reflexões para o ensino de artes visuais. In: ANAIS ANPAP 2010. ENCONTRO DA ANPAP, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/ceav/jociele_lampert.pdf Acesso em 23/09/2016.
MIRZOEFF, Nicholas. Cómo ver el mundo: una nueva introducción a la cultura visual. Barcelona, Paidós, 2016.
MITCHELL, William John Thomas. Teoria de la imagen. Madrid: Ediciones Akal, 2009.
MARTINS, Margarida Helena Camurça; XAVIER, Cleber Cardoso; GATTI, Thérèse Hofmann. Visualidades Cotidianas como estratégia educacional. In: ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: ANPAP; UFSM, PPGART; UFRGS, PPGAV, 2015.p.898-906. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/comites/ceav/margarida_martins_cleber_xavier.pdf. Acesso em 23/09/2016.
SOUZA, Carlos Weinwe M. de. Arte, educação e estética no espaço da cidade: visualidades e não-visualidades. In: ANAIS ANPAP 2014. ENCONTRO DA ANPAP, 23, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAP; UFMG, PPGA, 2014. p.2280-2292. Disponível em:
http://ptdocz.com/doc/661348/carlos-weiner-m.-de-souza. Acesso em 23/09/2016.
SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.