O que se pode aprender com projetos de Cultura Visual em espaços não formais de aprendizagem
Palabras clave:
Cultura Visual, Estado do Conhecimento, Levantamento Bibliográfico, Educação Não-FormalResumen
Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa A Cultura Visual no Brasil: o estado do conhecimento no período de 2005-2015, que vem sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O recorte apresentado refere-se ao levantamento bibliográfico realizado nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período 2005-2015, destacando os trabalhos no campo de estudo da Cultura Visual desenvolvidos em espaços não formais de aprendizagem. A expressão espaços não formais de aprendizagem alude aos territórios que acompanham as trajetórias de vida de grupos e indivíduos, locais que, apesar de se situarem fora das escolas, neles também ocorrem processos de aprendizagem intencionais. Os resultados apontam que a produção acadêmica em Cultura Visual apresentada nos Encontros da ANPAP vem crescendo anualmente e a discussão no âmbito educacional atrai grande parte dos pesquisadores do campo, porém é reduzido o número de projetos que foquem a Educação não formal. As experiências relatadas nos trabalhos analisados fomentaram as aprendizagens teórica, cognitiva, cultural, linguística, simbólica, social, reflexiva e ética.
Descargas
Citas
ANAIS ANPAP 2005. ENCONTRO DA ANPAP, 14, 2005, Goiânia, GO. Anais... v. 1. Goiânia: ANPAP, 2005.
ANAIS ANPAP 2006. ENCONTRO DA ANPAP, 15, 2006, Salvador, BA. Anais... Salvador: ANPAP/ UNIFACS, 2006.
ANAIS ANPAP 2007. ENCONTRO DA ANPAP, 16, 2007, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2007.
ANAIS ANPAP 2008.ENCONTRO DA ANPAP, 17, 2008, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2008.
ANAIS ANPAP 2009. ENCONTRO DA ANPAP, 18, 2009, Salvador, BA. Anais...Salvador: ANPAP / EDUFBA, 2009.
ANAIS ANPAP 2010. ENCONTRO DA ANPAP, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010.
ANAIS ANPAP 2011. ENCONTRO DA ANPAP, 20, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.
ANAIS ANPAP 2012. ENCONTRO DA ANPAP, 21, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2012.
ANAIS ANPAP 2013. ENCONTRO DA ANPAP, 22, 2013, Belém, PA. Anais... Belém: ANPAP; PPGARTES / ICA / UFPA, 2013.
ANAIS ANPAP 2014. ENCONTRO DA ANPAP, 23, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAP; UFMG, PPGA, 2014.
ANAIS ANPAP 2015. ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: ANPAP; UFSM, PPGART; UFRGS, PPGAV, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Prefácio. In: SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009. p. 7-9.
DIAS, Ronne F. Carvalho; MARTINS, Raimundo. Mediações construtivas com as máscaras de Mazagão: interações possíveis entre educação e cultura visual. In: ANAIS ANPAP 2008.ENCONTRO DA ANPAP, 17, 2008, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2008. p.1414-1424. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/128.pdf Acesso em 23/09/2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2002.
GOHN, Maria Gloria. Educação não-formal na pedagogia social.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, Proceedings online...Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.
GOHN, Maria Gloria. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47, p. 333-353, mai.-ago. 2011.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 59-75, set/dez. 2016.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.
HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Elementos para una génesis de un campo de estudio de las prácticas culturales de la mirada y la representación. Revista Visualidades, v. 4, n. 1-2, p. 12-62, 2006.
LAMPERT, Jociele; PEDEMONTE, Francis Albrecht, SILVA, Leonardo Lima da; TOMMASIET, Maximilian. Entre Territórios, Cultura Visual e dispositivos relacionais: reflexões para o ensino de artes visuais. In: ANAIS ANPAP 2010. ENCONTRO DA ANPAP, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/ceav/jociele_lampert.pdf Acesso em 23/09/2016.
MIRZOEFF, Nicholas. Cómo ver el mundo: una nueva introducción a la cultura visual. Barcelona, Paidós, 2016.
MITCHELL, William John Thomas. Teoria de la imagen. Madrid: Ediciones Akal, 2009.
MARTINS, Margarida Helena Camurça; XAVIER, Cleber Cardoso; GATTI, Thérèse Hofmann. Visualidades Cotidianas como estratégia educacional. In: ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: ANPAP; UFSM, PPGART; UFRGS, PPGAV, 2015.p.898-906. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/comites/ceav/margarida_martins_cleber_xavier.pdf. Acesso em 23/09/2016.
SOUZA, Carlos Weinwe M. de. Arte, educação e estética no espaço da cidade: visualidades e não-visualidades. In: ANAIS ANPAP 2014. ENCONTRO DA ANPAP, 23, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAP; UFMG, PPGA, 2014. p.2280-2292. Disponível em:
http://ptdocz.com/doc/661348/carlos-weiner-m.-de-souza. Acesso em 23/09/2016.
SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.