Um estudo acerca da imaginação infantil nas ações de desenhar e brincar de faz de conta no contato com histórias infantis

Authors

  • Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo Universidade Estadual Paulista
  • Stela Miller Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016154

Keywords:

Educação, Infância, Imaginação, Artes,

Abstract

Este artigo é parte da pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós graduação em Educação da UNESP, campus de Marília e tem como objetivo investigar o processo da constituição da imaginação infantil no contato com as histórias infantis. Para tanto, foram adotados como referencial os estudos de Vigotski (2009) e colaboradores, para buscar respostas ao problema proposto: o contato com as histórias infantis pode favorecer o desenvolvimento da imaginação infantil? A metodologia para a análise foi a pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. Adotando os instrumentos de observação, diário de campo, coleta dos diálogos nos momentos lúdicos e desenhos obtidos após a leitura das histórias. A geração dos dados deu-se nos anos de 2012 e 2013 com 25 crianças de quatro e cinco anos. Nas considerações finais afirma-se que a imaginação é desenvolvida nas relações históricas dos sujeitos, como sistema complexo do psiquismo, depende das situações e experiências no meio cultural.

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Author Biographies

Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação Campus Marília. Diretora de escola publica Municipal. Professora do curso superior -Pedagogia. Especialização Latu Sensu em Educação Infantil e Ensino de Artes. Possui Projeto de contação de Histórias. Pesquisas na área do desenho.

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação Em Educação- campus Marília

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Published

2016-12-01

How to Cite

GOBBO, Gislaine Rossler Rodrigues; MILLER, Stela. Um estudo acerca da imaginação infantil nas ações de desenhar e brincar de faz de conta no contato com histórias infantis. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 154–182, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016154. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8356. Acesso em: 22 nov. 2024.