Um estudo acerca da imaginação infantil nas ações de desenhar e brincar de faz de conta no contato com histórias infantis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016154Keywords:
Educação, Infância, Imaginação, Artes,Abstract
Este artigo é parte da pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós graduação em Educação da UNESP, campus de Marília e tem como objetivo investigar o processo da constituição da imaginação infantil no contato com as histórias infantis. Para tanto, foram adotados como referencial os estudos de Vigotski (2009) e colaboradores, para buscar respostas ao problema proposto: o contato com as histórias infantis pode favorecer o desenvolvimento da imaginação infantil? A metodologia para a análise foi a pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. Adotando os instrumentos de observação, diário de campo, coleta dos diálogos nos momentos lúdicos e desenhos obtidos após a leitura das histórias. A geração dos dados deu-se nos anos de 2012 e 2013 com 25 crianças de quatro e cinco anos. Nas considerações finais afirma-se que a imaginação é desenvolvida nas relações históricas dos sujeitos, como sistema complexo do psiquismo, depende das situações e experiências no meio cultural.Downloads
References
ALENCAR, E. Introdução à metodologia de pesquisa. Lavras: UFLA, 1999.
DUARTE, Newton. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dialética em Vigotski e Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. In Educação e sociedade. Campinas, ano XXI, , nº 71, 79-115, jul/2000.
GONZALEZ REY, FERNANDO. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
GIL. Carlos Antonio. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do Psiquismo. Manuel Dias Duarte. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.
LURIA, Alexander. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à psicologia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: editorial Boitempo, 2004.
MARTINS, Ligia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a Educação escolar: contribuições á luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MELLO, Sueli. Produção de sentido e formação de leitores.V encontro brasileiro de educação e marxismo: marxismo, educação e emancipação humana.UFSC: Florianópolis, 2012.
PINO, Angel. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-posições, Campinas, v.17, n 2-50, p 47-69, ago 2006.
SMIRNOV, Anatoli. A imaginacion. SMIRNOV, Anatoli. A. et al. In: Psicologia. México: Grijalbo, 1960, p.308-338.
VIGOTSKI, Lev S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância. In Vigoski, Lev . S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.107- 130.
______.Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico- livro para professores; apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKY, Lev S. Obras Escogidas Tomo I. Madrid, Visor, 1997.
______ Obras esgogidas Tomo III. Madrid, Visor, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.