Lugares de começos – Guardiões de memórias
Onde se começaram a desenhar formas de pensar e fazer educação, mediação e participação
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782022024048%20%20Palabras clave:
Artes, Educação, Mediação Artística, Mediação Cultural, Museu, Comunidade, ParticipaçãoResumen
Acreditamos na profundidade de transformação latente na junção da arte à educação, ou na arte como forma de propor educação. Nesta união geram-se lugares de relação onde cada pessoa pode encontrar-se consigo, com o outro e com os outros em si, e novas formas de pensar os temas chave da contemporaneidade tendo como ponto de partida a construção conjunta e sensível de uma sociedade mais justa e democrática. Este artigo, espelha a realização de um projeto artístico-cultural, a que chamávamos Guardiões de Memórias, erigido a muitas mãos, a muitas cabeças e subjetividades, num exercício de cocriação entre a escola, museu, que descolou do lugar da arte e cujas abordagens transdisciplinares promoveram momentos de autodescoberta e de valorização das diferenças interpessoais e interculturais, de todos os envolvidos. Falamos de um projeto pioneiro entre um agrupamento de escolas e uma fundação com duas coleções de arte - dois museus, e ponto de partida para pensar na importância dos projetos de mediação artística e cultural, nascidos na união escola-museu, e da importância das parcerias frutíferas entre ambos, na formação integral das pessoas, independentemente das suas idades e diversidades e como contributo para uma cidadania plena. Desta parceria que descentralizou quer escola quer museu e criou novos territórios e possibilidades nasceram outras formas de pensar a mediação e a educação, novos caminhos rizomáticos que se expandiram e implementaram em formas de fazer de ambos os lados
Descargas
Citas
Aboudrar,B.;Mairesse,F.(2016).La Médiation Culturelle.Paris:Presses Universitaires de France
Acaso M. & Megias C. (2017).Art Thinking: como el arte puede transformar la education. Grupo Planeta.
Atkinson, D. (2012). Contemporary art and art in education: the new, emancipation, and truth. International Journal of Art & Design Education, 31 (1): 5-18. https://doi.org/10.1111/j.1476-8070.2012.01724.x
Bourdieu, P. (2007). Escritos em Educação. Editora Vozes.
Bruguera, T.(2011). Pedagogia no campo expandido. Fundação Bienal do Mercosul
Carta de Porto Santo, A cultura e a promoção da democracia para uma cidadania europeia. (2021) Porto Santos e Lisboa : República Portuguesa, Plano Nacional das Artes e GEPAC
Charréu, L. (2018). A pesquisa educacional baseada nas artes (PEBA). Lisboa: Revista Portuguesa de Educação Artística
Cruz, H. (2022) Arte, Reinvenção e Futuros. Práticas Artísticas na Comunidade PARTIS 2019-2022, Fundação Calouste Gulbenkian
Dias, A. (2018). Transformar, criar, desafiar: o VII Congresso Matéria-Prima. Guardiões de memórias, ‘Fábrica de Projetos:’ projeto transdisciplinar e intergeracional Revista Matéria-Prima. 160-170. CIEBA—FBAUL, Lisboa. ISBN 978-989-8771-89-6
Eurydice (2012). A Educação para a Cidadania na Europa. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. doi:10.2797/21471
Great Art And Culture For Everyone-10-Year Strategic Framework (2013). Arts Council England
Helguera, P. (2011). Education for Socially Engaged Art A Materials and Techniques Handbook. Jorge Pinto Books.
Hirsch, M. (2008). The Generation of Postmemory. Poetics today 29:1. Porter Institute for Poetics and Semiotics. Duke University Press Poetics Today. 103-128 DOI 10.1215/03335372-2007-019
Lafortune, J. (dir). (2012). La Médiation Culturelle: Le Sens des Mots et l'Essence des Pratiques. Presses de l'Université du Québec
Leavy, P. (2015). Method Meets Art-Arts-Based Research Practice. The Guilford Press
Lopes, J. (2008). Da Democratização à Democracia cultural. Profeedições
Martins, P. F. R. (2024b). A Mediação Artística e Cultural na Escola: Perspectivas na primeira pessoa ou um lugar de fala para o mediador artístico-cultural a operar em contexto educativo e comunitário. Da Investigação Às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 14(2), e–372. Https://doi.org/10.25757/invep.v14i2.372
Manifesto Plano Nacional das Artes, (2019). Lisboa: Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Plano Nacional das Artes
Matarasso, F. (1997). Use or Ornament: Social Impact of Participation in the Arts. Comedia
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Fundação Calouste Gulbenkian
Porto, M. (2019). Imaginação.Reinventando a cultura. Polen
Muniz, L. (2019, October 18). Escolas de artistas: Escola de Arte Útil - Revista seLecT_ceLesTe. Revista SeLecT_ceLesTe. https://select.art.br/escolas-de-artistas-escola-de-arte-util/
Robinson, K.(2001) – Out of Our Minds – Learning to be creative, capstone Publishing Limited, Wes Sussex
Robinson, K. (2015). Creative Schools, Viking
Wimmer, M. (2002). Art Mediation within Educational Processes. Prospects, 32(4). Https://doi.org/10.1023/a:1022106118048
UNESCO-Road Map for Arts Education.( 2006). UNESCO
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Andreia Dias, Patricia Filipa Ribeiro Martins

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.