Lugares de começos – Guardiões de memórias

Onde se começaram a desenhar formas de pensar e fazer educação, mediação e participação

Autores/as

  • Andreia Dias Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, CIEBA, CITCEM
  • Patricia Martins Ceis 20 / Universidade de Coimbra (FCT Refª 2022.12262.BD https://orcid.org/0000-0002-1825-0097

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782022024048%20%20

Palabras clave:

Artes, Educação, Mediação Artística, Mediação Cultural, Museu, Comunidade, Participação

Resumen

Acreditamos na profundidade de transformação latente na junção da arte à educação, ou na arte como forma de propor educação.  Nesta união geram-se lugares de relação onde cada pessoa pode encontrar-se consigo, com o outro e com os outros em si, e novas formas de pensar os temas chave da contemporaneidade tendo como ponto de partida a construção conjunta e sensível de uma sociedade mais justa e democrática. Este artigo, espelha a realização de um projeto artístico-cultural, a que chamávamos Guardiões de Memórias, erigido a muitas mãos, a muitas cabeças e subjetividades, num exercício de cocriação entre a escola, museu, que descolou do lugar da arte e cujas abordagens transdisciplinares promoveram momentos de autodescoberta e de valorização das diferenças interpessoais e interculturais, de todos os envolvidos. Falamos de um projeto pioneiro entre um agrupamento de escolas e uma fundação com duas coleções de arte - dois museus, e ponto de partida para pensar na importância dos projetos de mediação artística e cultural, nascidos na união escola-museu, e da importância das parcerias frutíferas entre ambos, na formação integral das pessoas, independentemente das suas idades e diversidades e como contributo para uma cidadania plena. Desta parceria que descentralizou quer escola quer museu e criou novos territórios e possibilidades nasceram outras formas de pensar a mediação e a educação, novos caminhos rizomáticos que se expandiram e implementaram em formas de fazer de ambos os lados

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Biografía del autor/a

Patricia Martins, Ceis 20 / Universidade de Coimbra (FCT Refª 2022.12262.BD

[1] Patrícia Martins é licenciada em Animação Cultural pela ESAD CR (PT) , Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela ESECS e Mestre em Gestão Cultural pela ESAD CR, com investigação a propósito das dinâmicas das cultura e das artes para o desenvolvimento dos territórios. É doutoranda em Estudos Artísticos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É mediadora cultural e artística e têm uma ampla experiência no campo da mediação da leitura e da leitura em voz alta e no desenvolvimento de projetos participativos. Recorre com frequência aos livros como dispositivos para a criação de projetos artísticos transversais, com particular enfoque na escola e na comunidade.  Tem publicados vários livros para a infância ( Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva, Maria Nêspera e Pedrês, a Galinha Bailarina que integra o Plano Nacional de Leitura. Escreveu o conto Cor de Rosa é para Meninas? que integra a coleção Despir o Preconceito, Vestir a Inclusão, publicada pela Rede Europeia Anti-Pobreza e é co-autora do livro A Música dá Trabalho, ponto de partida para um projeto que promove as literacias das profissões ligadas à música e aos profissionais da cultura e das artes e escreve mensalmente para o Jornal de Leiria sobre livros, artes ou educação. ( É técnica superior de animação cultural no Ministério de Educação e docente assistente convidada no Politécnico de Leiria)

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Publicado

2025-03-10

Cómo citar

DIAS, Andreia; MARTINS, Patricia. Lugares de começos – Guardiões de memórias: Onde se começaram a desenhar formas de pensar e fazer educação, mediação e participação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 048–076, 2025. DOI: 10.5965/198431782022024048 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/26483. Acesso em: 15 mar. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA