Do trivial ao inusitado: a criação de selfies por adolescentes em sala de aula
la creación de selfies por parte de adolescentes en el aula
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782112025e0068%20Keywords:
smartphones, adolescentes , selfies, Cindy ShermanAbstract
A intenção deste artigo é compartilhar algumas reflexões teórico-críticas e prático-didáticas acerca da compulsão contemporânea pela realização e difusão de selfies fomentada pela onipresença dos smartphones em nossas vidas e pensá-la no âmbito das salas de aula. Nesse sentido, exploramos também a integração dos smartphones e de seu universo de possibilidades em atividades de ensino e aprendizagem autorais e colaborativas no contexto da escola, especificamente, aulas de artes. Para isso, ademais de uma breve contextualização teórico-crítica do tema, apresentamos e propomos algumas considerações acerca de uma atividade desenvolvida, por uma das autoras do texto, em suas aulas de Artes para turmas dos Anos Finais - 8º e 9º anos - do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal, localizada na região periférica e limítrofe de Canoas, no Rio Grande do Sul-RS, no segundo semestre de 2018. Produzir e problematizar diferentes tipos de selfies possibilitou importantes indagações a respeito da espetacularização contemporânea da própria imagem e, nisso, também da onipresença dos celulares que a fomenta, discussões que nasceram em sala de aula e que buscamos expandir e compartilhar neste texto.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 15.100/2025, de 13 janeiro de 2025. Diário Oficial Da União: seção 9, Brasília, DF, p.3, 13 jan. 2025.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CELULAR é a principal ferramenta de estudo e trabalho na pandemia. Agência Brasil, 20 nov. 2020. Disponível em:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/celular-e-principal-ferramenta-de-estudo-e-trabalho-na-pandemia. Acesso em: 22 mar. 2023.
COUTO, Edvaldo, SILVA, Raphaelle. Aprendizagens personalizadas na era das conectividades: ler e escrever em telas. In: PORTO, Cristiane e MOREIRA, J. Antônio (orgs). Educação no ciberespaço: Novas configurações, convergências e conexões. – Aracajú: EDUNIT, 2017.
DAY, Elizabeth. ‘How Selfies Became a Global Phenomenon’, The Guardian, 14 jul. 2013. Disponível em:https://www.theguardian.com/technology/2013/jul/14/how-selfies-became-a-global-phenomenon. Acesso em: 30 mar. 2023.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais Uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de pandora: a fotografia depois da fotografia. São Paulo: Ed G. Gili, 2012.
GROSENICK, Uta. Mulheres artistas nos séculos XX e XXI. Lisboa: Taschen, 2001.
GONZÁLEZ-ANLEO SÁNCHEZ, Juan María. Generación Selfie. Madrid: Ppc Editorial, 2015.
HAN, Byung-Chul. "Byung-Chul Han ante el desamor adolescente". Revista Ñ. Clarín, 16 set. 2022. Disponível em:https://www.clarin.com/revista-enie/ideas/byung-chul-desamor-adolescente_0_QlKrDQ874c.html. Acesso em: 30 mar. 2023.
HAN, Byung-Chul. No-cosas: quiebras del mundo de hoy. Espanha: Taurus, 2021.
KOSKIMAA, Raine. "Competencias de gestión". In: SCOLARI. Carlos (ed.). Adolescentes, medios de comunicación y culturas colaborativas. aprovechando las competencias transmedia de los jóvenes en el aula. TRANSLITERACY H2020 Research and Innovation Actions. Barcelona: Ce.Ge, 2018. Disponível em:http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_Teens_es.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-241.
LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. O professor e o uso de tecnologias digitais, nas aulas remotas emergenciais no contexto da pandemia da COVID-19 em Pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 2 – 2020.
LEMOS, André; DE SENA, Catarina.Mais livre para publicar: Efemeridade da Imagem nosmodos Galeria e Stories do Instagram, RJ: Revista Mídia e Cotidiano, UFF, Volume 12,Número 2, agosto de 2018.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. Viver na era do capitalismo artista. Tradução Eduardo Brandão – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARWICK, Alice E. "Instafame: Luxury Selfies in the Attention Economy", Public Culture, 1(27), 2015.
MEDEIROS. Rosana Fachel. Os adolescentes e os aparelhos celulares: visualidades contemporâneas. Porto Alegre. 201f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em:https://lume.ufrgs.br/handle/10183/183145 Acesso em: 18 abr. 2025.
MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema, 1975. Disponível em:https://ia802801.us.archive.org/4/items/visual-pleasure-and-narrative-cinema/Laura-mulvey-visual-pleasure-and-narrative-cinema.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
MULVEY, Laura. Cosméticos e abjeção: feminismo e fetichismo na fotografia de CindySherman. Revista ZUM, Instituto Moreira Salles, 28 jun. 2019. Disponível em:https://revistazum.com.br/radar/cosmeticos-abjecao-cindy-sherman/. Acesso em: 30 mar.2023.
ORTEGA, Patricia Lucas. La Postfotografía y el Selfie como instrumento para ponderar lafotografía y las prácticas fotográficas en las Redes Sociales: una InvestigaciónAntropológica basada en las Artes. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais e Educação),Universidade de Granada. Granada, p. 169, 2015. Disponívelem: https://issuu.com/patriciaortega4/docs/publicar_2014-15_sept_tfm_lucas_ort/1. Acessoem 30 mar. 2023.
PASTOR, Leonardo. Imagens de si: experiência e intimidade em torno da prática contemporânea do selfie. In.: Anais do XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 7 a 10 de junho de 2016, p. 1-21.
PASTOR, Leonardo. Prática do selfie: experiência e intimidade no cotidiano fotográfico. Contracampo, Niterói, v.36, n. 02, ago/nov. 2017, p. 157-173.
RUSSETH, Andrew. Facetime with Cindy Sherman: The Artist on Her “Selfie” Project for W, and What’s Behind Her Celebrated Instagram. WMagazine. 11 jun. 2017. Disponível em:https://www.wmagazine.com/story/cindy-sherman-instagram-selfie Acesso em 20 mar. 2023
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, Edméa. O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia?. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2021, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/announcement/view/1289. Acesso em: 03 mar. 2023.
SANTOS, Edméa; SANTOS, Rosemary. Cibercultura: redes educativas e práticas. In: Revista Eletrônica Pesquiseduca, v.04, n. 07, jan.-jul.2012, p. 159-183.
SANTOS, Francisco Coelho. As faces da selfie:Revelações da fotografia social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 31, núm. 92, e319202, 2016, p. 1-16. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/kJwNDbZ9BDYRGNHyXhs3Byp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
SCOLARI. Carlos. Carlos A. Scolari: ecologia dos meios de comunicação, alfabetização transmídia e redesign das interfaces. [entrevista a Fernanda Pires de Sá]. MATRIZES, 12(3). 2018a, p. 129-139.https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p129-139
SCOLARI. Carlos (ed.). Adolescentes, medios de comunicación y culturas colaborativas. aprovechando las competencias transmedia de los jóvenes en el aula. TRANSLITERACY H2020 Research and Innovation Actions. Barcelona: Ce.Ge, 2018b. Disponível em:http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_Teens_es.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
SCOLARI. Carlos. Alfabetismo transmedia en la nueva ecología de los medios - LibroBlanco. TRANSLITERACY H2020 Research and Innovation actions. Barcelona: Ce.Ge,2018c. Disponível em:http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_es.pdf.Acesso em: 20 mar. 2023.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rosângela Fachel de Medeiros, Rosana Fachel de Medeiros

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.