Práticas educativas no Museu de Arte do Rio
Keywords:
Museu de Arte do Rio, Arte, Educação, Práticas EducativasAbstract
A presente investigação partiu de uma doca de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), para uma imersão no MAR – o Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro. Mergulhar no MAR teve como propósito compreender de que modo um museu pode tecer tramas entre educação e a arte por meio de práticas educativas permeadas por um registro poético. Museu, educação, mediação e práticas educativas tornaram-se as noções para operar esta investigação. Destaca-se a aproximação de autores que têm se ocupado em estudar a instituição museu, como Tony Bennett, Carol Duncan e George Yúdice. A carta de MAReAR – processo que implicou mergulhar, ir e voltar, traçar mapas, tornando-se o próprio procedimento metodológico da referida investigação; possibilitou imergir em espaços ainda não pensados, marear territórios existenciais inéditos, vivenciar práticas educativas. Os resultados da investigação ajudaram a compreender que práticas educativas inventivas, construídas pelos educadores do MAR, podem ser produtoras de novas experiências de ensinar e aprender. Além disso evidenciou-se que a tensão existente entre professor e educador de museus parece um reflexo da tensão arte versus educação. Destaca-se que a presente investigação foi realizada com apoio da CAPES, Brasil, sob o Código de Financiamento 001.
Downloads
References
ADÓ, M. D. L.; CORAZZA, S. M. La escrita sociográfica como didáctica transcreadora y productora de presencia. ETD: Educação Temática Digital, Campinas/SP, v. 17, n. 2, p. 271-288, maio/agos, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/2tdeMC>. Acesso em: 25 mai de 2018.
BARRETT, J. Museums and the Public Sphere. Chichester: Wiley-Blackwell, 2011, 204 p.
BENNETT, T. The Birth of the Museum: History, Theory, Politics. London and New York: Routledge, 1995, 278 p.
BOING, Maria Clara B. A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu? 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2016.
CANÔNICO, M. A.; CYPRIANO, F. Leia a íntegra da entrevista com Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio. Ilustrada, Folha de São Paulo. São Paulo, 28 fevereiro 2013. Disponível em: <https://goo.gl/XVk3oo>. Acesso em : 5 de mai de 2018.
CASTRO, M. V.; NIKITA, D. Breaking the Rules: Education and Post-Colonialism. Diaphanes, Zürich, v. 12, p. 317-332, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/AHFfZc>. Acesso em : 15 de jul de 2017.
CHAGAS, M.; NASCIMENTO J. Subsídios para a criação de Museus Municipais. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus e Centros Culturais/Departamento de Processos Museais, 2009, 40 p. Disponível em: <https://goo.gl/Pqsrto>. Acesso em: 10 de jul de 2018.
CORAZZA, S. Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença). Pro-Posições. v. 26, n. 1. Campinas,SP. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/JCSKJ7>. Acesso em: 22 set 2017.
DALLA ZEN, Laura Habckost. O dispositivo pedagógico da arte. 2011. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2011.
DALLA ZEN, Laura Habckost. O lugar das experiências culturais na constituição de um ethos docente. 2016. 203 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2017.
DELEUZE, G. Foucault. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988b, 209 p. Tradução de Seán Hand.
DÍAZ. J. R.; MUNHOZ, A. V. Economia Ambiental y Biopolítica: a experiência de uma escola colombiana. Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 296-307. 2018.
DUNCAN, C. Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums. New York: Routledge, 1995, 178 p.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999, 357 p. Tradução de Maria Ermantina Galvão.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2005, 288p. Tradução de Raquel Ramalhete.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008, 363 p. Tradução de Eduardo Brandão.
GALEANO, E. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 9.ed, 2002, 219 p.Tradução de Eric Nepomuceno.
GUEDES, Betina S. Nos arquivos da bienal do mercosul: democratizar, educar, investir. 2015. 228 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, UNISINOS, Porto Alegre, 2015.
JOVÉ, G. M.; FERRERO, M. O.; SELFA, M. S.. A la derriba: una propuesta de enseñanza y aprendizaje a través del arte contemporáneo. ASRI: Arte y sociedad. Revista de investigación. Málaga/ESP, n. 12, p. 15-25, 2017. Disponível em: < https://goo.gl/es7Vpm>. Acesso em: 15 de agos de 2018.
MARTINS, Mirian Celeste. Verbete Mediação. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018, 132 p
MÖRSCH, C. En una encrucijada de cuatro discursos. Educación en museos y mediación educativa en la documenta 12: entre la afirmación, la reproducción, la deconstrucción y la transformación. In: CEVALLOS, A. (org.). Contradecirse una misma, Museos y mediación educativa crítica. Quito: Alcaldía de Quito. 2013, 213 p. Traducción de N.Landkammer; C. Molestina; J.Rodrigo. Disponível em: <https://goo.gl/fTvHfY>. Acesso em : 10 de outu de 2016.
MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR). Escola do Olhar: práticas educativas do Museu de Arte do Rio 2013-2015; Melo, J. (Org). Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2016, 103 p.
PASSOS, E.; BENEVIDES, R. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo.; KASTRUP,Virgínia & DA ESCÓSSIA, Liliana. (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015, p.17-32.
YÚDICE, G. Museu molecular e desenvolvimento cultural. In: NASCIMENTO JUNIOR, José do (Org.). Economia de museus. Brasília: MINC/IBRAM, 2010, p.21-54.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.