Um estudo acerca da imaginação infantil nas ações de desenhar e brincar de faz de conta no contato com histórias infantis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016154Palavras-chave:
Educação, Infância, Imaginação, Artes,Resumo
Este artigo é parte da pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós graduação em Educação da UNESP, campus de Marília e tem como objetivo investigar o processo da constituição da imaginação infantil no contato com as histórias infantis. Para tanto, foram adotados como referencial os estudos de Vigotski (2009) e colaboradores, para buscar respostas ao problema proposto: o contato com as histórias infantis pode favorecer o desenvolvimento da imaginação infantil? A metodologia para a análise foi a pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. Adotando os instrumentos de observação, diário de campo, coleta dos diálogos nos momentos lúdicos e desenhos obtidos após a leitura das histórias. A geração dos dados deu-se nos anos de 2012 e 2013 com 25 crianças de quatro e cinco anos. Nas considerações finais afirma-se que a imaginação é desenvolvida nas relações históricas dos sujeitos, como sistema complexo do psiquismo, depende das situações e experiências no meio cultural.Downloads
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