“Quando grafito, existo”

O graffiti como dispositivo para a construção da identidade dos jovens numa favela do complexo de Manguinhos, no estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178202202401%20%20

Palavras-chave:

Graffiti, Favela, Jovens, Identidade

Resumo

O objetivo da pesquisa é o de compreender como a arte do graffiti contribui como dispositivo para a construção da identidade dos jovens no complexo de favelas de Manguinhos, no estado do Rio de Janeiro. A região onde realizou-se a pesquisa, a partir de um estudo de caso, faz parte de (1) um território que congrega quinze favelas. Estudamos o projeto “Brabas Crew”, que atua nesse espaço desde 2017, promovendo a reconfiguração do ambiente, dos espaços abandonados pela sociedade civil e pelo o Estado. A perspectiva do projeto está ancorada na consolidação dos direitos dos sujeitos integrantes através da arte do graffiti. A centralidade teórica analítica está nos estudos de Costa (2005; 2007), Paula e Fravetto (2020) e outros. Utilizou-se o método qualitativo, a partir de um estudo de caso, onde ocorreram entrevistas não estruturadas com os agentes idealizadores. Concluímos que projetos como este tem o potencial de motivar os jovens envolvidos na busca pela expressão dos seus direitos e, consequentemente, na construção da sua identidade enquanto sujeito quando expõem, através do graffiti, quem eles são e as necessidades enfrentadas no seu cotidiano e as da favela.

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Biografia do Autor

ANTONIO NACILIO SOUSA DOS SANTOS, UFES/UFC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estudos e pesquisas com ênfase nas relações intrafamiliares e instituições de tutela, oriundo de atividades acadêmicas ligadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC); Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) sendo Monitor da disciplina de Ética Profissional em Serviço Social. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC/ESTÁCIO). Graduando em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Graduando Tecnológico em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Psicologia pela Faculdade Farias Brito (UNIFB). Especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Públicas (UECE). Especialista em Legislação Social, Direitos Sociais e Trabalho Social com as Famílias (RATIO/Pótere Social). Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade/Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGCS) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

SOUSA DOS SANTOS, ANTONIO NACILIO. “Quando grafito, existo”: O graffiti como dispositivo para a construção da identidade dos jovens numa favela do complexo de Manguinhos, no estado do Rio de Janeiro. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 2, 2024. DOI: 10.5965/19843178202202401 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/25317. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA