Ética na formação técnica do curso de alimentos:
uma intervenção pedagógica interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782112025e0075Palavras-chave:
técnica; , ética; , consciência; , razão instrumental, intervenção pedagógicaResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica sobre a importância do desenvolvimento da consciência ética dentro do contexto da formação técnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdução à ética e abordamos a problemática de uma educação pensada através de um viés puramente tecnicista e sobre os seus impactos na formação dos futuros técnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da razão crítica e o surgimento da razão instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avanço do conhecimento técnico, enquanto expansão do horizonte da atividade do pensamento humano, está ligado a uma redução do poder de criticidade dos indivíduos e, consequentemente, a um processo de desumanização e deterioração de uma consciência ética. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que é importante pensar a educação profissional ligada à uma reflexão filosófica que possibilite a construção de uma consciência ética que seja capaz de fazer com os futuros técnicos combatam o processo de desumanização e diminuição da ética dentro da sociedade capitalista dominada por uma noção tecnicista de educação.
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