Ética na formação técnica do curso de alimentos:

uma intervenção pedagógica interdisciplinar

Autores

  • José Clerison Santos Alves IF BAIANO

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782112025e0075

Palavras-chave:

técnica; , ética; , consciência; , razão instrumental, intervenção pedagógica

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica sobre a importância do desenvolvimento da consciência ética dentro do contexto da formação técnica do curso de alimentos do Instituto Federal Baiano (Campus Serrinha/BA). No primeiro momento, realizamos uma introdução à ética e abordamos a problemática de uma educação pensada através de um viés puramente tecnicista e sobre os seus impactos na formação dos futuros técnicos. No segundo momento, apresentamos a morte da razão crítica e o surgimento da razão instrumental. Para Adorno e Horkheimer, o avanço do conhecimento técnico, enquanto expansão do horizonte da atividade do pensamento humano, está ligado a uma redução do poder de criticidade dos indivíduos e, consequentemente, a um processo de desumanização e deterioração de uma consciência ética. Realizando um paralelo entre os pensadores Theodor Adorno, Max Horkheimer e Paulo Freire, tentamos mostrar que é importante pensar a educação profissional ligada à uma reflexão filosófica que possibilite a construção de uma consciência ética que seja capaz de fazer com os futuros técnicos combatam o processo de desumanização e diminuição da ética dentro da sociedade capitalista dominada por uma noção tecnicista de educação.

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Publicado

11-08-2025

Como Citar

SANTOS ALVES, José Clerison. Ética na formação técnica do curso de alimentos: : uma intervenção pedagógica interdisciplinar. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0075, 2025. DOI: 10.5965/198431782112025e0075. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23666. Acesso em: 4 set. 2025.