Corpos monumentos: fetichismos visuais em moda nas metrópoles
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x03052010017Palavras-chave:
Imagem, Moda, OutdoorsResumo
A partir de um produto básico e sua publicidade em outdoors - neste trabalho, a marca de cuecas Mash - o conceito de fetiche e erotismo vai muito além do objeto em si. Urbanos e contemporâneos, estas propagandas se comportam de modo diferenciado na instituição de representações, principalmente, devido ao agigantamento da imagem. Logo, abre-se uma lacuna entre a imagem e seus receptores, construindo percepções nada ingênuas entre o olhar, a coisa olhada e o desejo. Vestir-se, portanto, torna-se muito mais que um simples ato, já que olhar, desejo e satisfação se imbricam constantemente nas relações do indivíduo. Assim, os corpos fetichizados pela publicidade também são aqueles que, ressignificados pelas roupas, se relacionam constantemente nos espaços transitórios das cidades, que seguem sob a dualidade ora de desejo, ora de repulsa, mas nunca em total neutralidade, mesmo que despidos.
Downloads
Referências
BERGER, John. Modos de Ver. São Paulo: Martins Fontes, 1972.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
CANEVACCI, Massimo. Fetichismos Visuais: corpos erópticos e metrópole. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2008.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
JOFFE, Walter G. O que é a Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1972
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Papirus, 1996.
LAVER, James. A Roupa e a Moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política . 10. ed. Sao Paulo: Difel, 1983
SANT' ANNA, Mara Rúbia. Teoria da Moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras, 2007.
VINCENT-RICARD, Françoise. As Espirais da Moda. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
Internet:
http://www.mash.com.br. Acessado em 02/04/2009
http://images.google.com.br. Acessado em 02/04/2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Silvia Sasaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.