Corpos monumentos: fetichismos visuais em moda nas metrópoles

Autores/as

  • Silvia Sasaki Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x03052010017

Palabras clave:

Imagem, Moda, Outdoors

Resumen

A partir de um produto básico e sua publicidade em outdoors - neste trabalho, a marca de cuecas Mash - o conceito de fetiche e erotismo vai muito além do objeto em si. Urbanos e contemporâneos, estas propagandas se comportam de modo diferenciado na instituição de representações, principalmente, devido ao agigantamento da imagem. Logo, abre-se uma lacuna entre a imagem e seus receptores, construindo percepções nada ingênuas entre o olhar, a coisa olhada e o desejo. Vestir-se, portanto, torna-se muito mais que um simples ato, já que olhar, desejo e satisfação se imbricam constantemente nas relações do indivíduo. Assim, os corpos fetichizados pela publicidade também são aqueles que, ressignificados pelas roupas, se relacionam constantemente nos espaços transitórios das cidades, que seguem sob a dualidade ora de desejo, ora de repulsa, mas nunca em total neutralidade, mesmo que despidos. 

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Internet:

http://www.mash.com.br. Acessado em 02/04/2009

http://images.google.com.br. Acessado em 02/04/2009

Publicado

2010-01-01

Cómo citar

SASAKI, Silvia. Corpos monumentos: fetichismos visuais em moda nas metrópoles. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 3, n. 5, 2010. DOI: 10.5965/1982615x03052010017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7948. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos