A influência da música no processo de criação do designer de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x03062010136Palavras-chave:
Criatividade, Música , Design de modaResumo
Tendo em vista as reflexões realizadas no campo da criatividade e da música e visando um resultado positivo na área do design de moda, este trabalho de pesquisa objetiva agregar informações e práticas criativas associadas à música. Desta forma, seu estudo compreende em analisar a influência que a mesma exerce no processo de criação em atividades desenvolvidas na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do curso de graduação em design de moda, onde a música foi utilizada como estímulo a atividades em aula. O resultado encontrado foi uma resposta positiva ao estimulo musical pela maioria dos participantes. Dessa forma, pelo presente estudo conclui-se que a música pode e deve ser usada com estímulo a criatividade.
Downloads
Referências
BONTEMPO, Márcio. Medicina natural: musicoterapia, geoterapia, fisiognomonia. Guia pratico nova cultura. São Paulo: Nova cultura Ed., 1992.
ESTRADA, Rodríguez Mauro. Manual de criatividade: os processos psíquicos e o desenvolvimento. Tradução de Hildegard Asbach. São Paulo: Ibrasa, 1992.
GIMARÃES, Telma. Criatividade e inovação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
GOLEMAN, Daniel; KAUFMAN, Paul; RAY, Michael. O espírito criativo. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Cultrix Ed., 1992.
JOURDAIN, Robert. Música cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
KNELLER, George Frederick. Arte e ciência da criatividade. 15ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MORAES, J. Jota. O que é música. (Coleção primeiros passos, 80). São Paulo: Brasiliense, 1983.
MOUTINHO, Maria Rita; VALENÇA, Máslova. A moda no século XX. Rio de Janeiro: Senac ed., 2005, pg. 223-279.
NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: Summus, 1993.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criações artísticas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 22ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
PEREIRA, Rodolfo; ROCHA, Silvia; SILVEIRA, Isabella. Criatividade e modelos mentais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
PINHEIRO, Marisa; SILVA, Lazara. No silêncio dos sons: Música e surdez: construindo caminhos. Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 16, n. 27, p. 169-182, jan./jun. 2007.
PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade: da identificação à criatividade paradoxal. Tradução de Cristina Mendez Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rebeca Bomfim de Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.