Para além do Sol: uma reflexão sobre a Teoria das Cinco Peles aplicada à Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0008

Palavras-chave:

Teoria das Cinco Peles, Moda, Sociedade

Resumo

No presente artigo, pretende-se alinhavar considerações sobre a espiral de Hundterwasser, também conhecida como a Teoria das Cinco Peles, e sua aplicação no sistema de moda. Assim, fez-se a análise com a intenção de verificar como essa integração acontece e estudou-se a linguagem da moda por meio do vestuário, a construção do “eu” e da identidade social. A metodologia está embasada no estado da arte, na perspectiva de uma cosmovisão engendrada na relação do ser humano com o meio como espaço habitável e na maneira como determina sua existência em harmonia com a natureza por meio da moda como identidade, linguagem, representação social. Pode-se afirmar que há necessidade de maior conscientização humana em relação ao meio ambiente e que as mudanças de comportamento e de consumo são necessárias. Na moda, ressignificar é preciso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Atuou como professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN nos cursos de Geografia, Turismo e coordenou o Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL. Foi professora da rede pública estadual na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi e no Instituto São José de Santa Maria. Aposentada desde janeiro de 2021.

Rubiana de Quadros Sandri, Universidade Franciscana

Possui graduação em Bacharelado em Moda- Habilitação: Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão de Produtos e Mestre em Ensino e Humanidades e Linguagens. Atualmente é professor da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda como Desenho de Moda e Cor, História da Moda e do Vestuário, Materiais e Processos Têxteis, Metodologia de projeto, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção de Moda. Além de atuar como estilista. 

Referências

ARAUJO, Jackson; PREDABON, Luca. Economia afetiva: aprendizado para o futuro. São Paulo: Jackson Araujo, 2018. Disponível em: publicacao-economia-afetiva-um-aprendizado-para-o-futuro-por-fundacao-hermann-hering.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso: a estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Bianca Bernardo. A fábrica de peles: Hundertwasser e o caminhar contemporâneo. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes Curso de Pós-graduação em Artes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac, 2004.

CAPRA, Fritjob. O ponto de mutação. São Paulo: Cultix, 1982.

CARVALHAL, André. Moda com propósito. São Paulo: Paralela, 2016.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006.

FLETCHER, Kate; GROSE, Linda. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011.

FRANCO, José Tomás. Os edifícios de Hundertwasser: manifestos construídos de uma arquitetura para o ser humano. 2013. Disponível em: https://cutt.ly/cx7aisX. Acesso em: 2 nov. 2019.

HUNDERTWASSER, Friedensreich. Mouldiness: manifesto against rationalism in architecture. 1964. Disponível em: https://cutt.ly/kx7aw4i. Acesso em: 17 nov. 2019.

JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. Cosac Naify: São Paulo, 2005.

LIPOVETSKY, G; CHARLES, S. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

LOVELOCK, James. A vingança de Gaia. São Paulo: Intrínseca, 2008.

MORIN, Edgar. O pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MUNDURUCU, Daniel; NEGRO, Maurício. A palavra do grande chefe. São Paulo: Global Editora, 2008.

OLIVEIRA, Grazyella. Moda e hipermídia: entretece de linguagens rítmicas. São Paulo: Santarém, 2014.

ORTA, Lucy. Lucy Orta: refuge wear. Paris: Art Le Sabord, 1997.

PEREIRA, Marcus Vinicius. Design de moda e arquitetura: efemeridade entre corpos e espaço. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Anhembi Morumbi. Programa de pós-graduação em Design, 2017.

QUINN, Bradley. The fashion of architecture. [S.l.]: Berg, 2003. p. 143.

RECH, Sandra. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: UDESC, 2002.

RESTANY, Pierre. O poder da arte: Hundertwasswer, o pintor-rei das cinco peles. Lisboa: Taschen, 1999.

ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII- XVIII). São Paulo: Senac, 2007.

SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro Sustentável. São Paulo: G. Gili, ltda, 2014.

SALTZMAN, Andréa. El cuerpo diseñado: sobre la forma em el proyeto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós. 2004.

SALTZMAN, Andréa. O design vivo. In: PIRES, Dorotéia Baduy et al. (org.) Design de moda: olhares diversos. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 305-318.

SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação das Letras, 2017.

SANTAELLA, Lucia. A volatividade subjetiva e a moda. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

SANTOS, Caroline Zanardo Gomes Dos; SANTOS, Joyce Ribeiro Dos. Design de Moda: o corpo, a roupa e o espaço que os habita. Saber Acadêmico: Revista Multidisciplinar da Uniesp, São Paulo, p. 204-213, jun. 2010. Disponível em: https://cutt.ly/Ux7ahQ2. Acesso em: 17 ago. 2011.

SILVA, Eric da Costa. Das cores e das peles: a construção de uma identidade múltipla. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://cutt.ly/2x7duzi. Acesso em: 16 ago. 2015.

SOUZA, Patrícia de Mello. Moda e arquitetura: relações que delineiam espaços habitáveis. Dobras, v. 7, n. 16, 2014. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/36. Acesso em: 17 nov. 2020.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

SUH, Do Ho. Do Ho Suh drawing. Londres: Prestel Publishing, 2014.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Publicado

2023-08-04

Como Citar

BECKER, Elsbeth Léia Spode; SANDRI, Rubiana de Quadros. Para além do Sol: uma reflexão sobre a Teoria das Cinco Peles aplicada à Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16801. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata