Design Sustentável e o Desenvolvimento de Produtos com Identidade Territorial
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x04082011005Palavras-chave:
Território, Design, SustentabilidadeResumo
O presente artigo discute a inserção do design sustentável no desenvolvimento de produtos com identidade territorial. Os produtos com identidade territorial carregam em si conjuntos de elementos materiais e imateriais, além de integrarem uma nova abordagem da função do designer dentro do contexto de valorização das características específicas de um determinado território. Nesta perspectiva, destaca-se o aspecto relacional do território, onde o mesmo é circunscrito pelas relações sociais efetuadas pelos indivíduos/atores de uma sociedade. Neste sentido, o design representa um catalisador da inovação e da criação de uma imagem positiva ligada ao território, a seus produtos e serviços, sendo resultado de uma rede que envolve recursos da biodiversidade, modos tradicionais de produção, costumes e também hábitos de consumo. Aliada a estes fatos localiza-se a estratégia da cadeia de valor, fundamentada na promoção e desenvolvimento de soluções sustentáveis, e que pode atuar na configuração de um design sistêmico integrado ao território.Downloads
Referências
A competitividade territorial: Conceber uma estratégia de desenvolvimento territorial à luz da experiência LEADER [Inovação em meio rural - Caderno n.°6/1 - dezembro de 1999]. Disponível em: <http://ec.europa.eu/agriculture/rur/leader2/rural-pt/biblio/compet/sub22.htm.> Acesso em: 09 nov. 2010.
BENKO, G.; PECQUEUR, B. Os recursos de territórios e os territórios de recurso. Geosul. Florianópolis, vol. 16, n 32, p. 31-50, jul/dez, 2001.
BRODHAG, C. Agriculture durable, terroirs et pratiques alimentaires. Dossier de l’environnement de I’INRA, n. 27, 2000.
COMISSÃO BRUNDTLAND. Nosso Futuro Comum, Relatório sobre Desenvolvimento Sustentável. ONU, Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente, Cambridge: Polity Press, 1987.
DENARDIN, V. F.; SULZBACH, M. T. Produtos com identidade territorial: o caso da farinha de mandioca no litoral paranaense. In: SAQUET, M. A.; SANTOS, R. A. (org). Geografia agrária, território e desenvolvimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
DOM E ARTE. Disponível em: <http://www.domearte.com.br/.> Acesso em: 09 nov. 2010.
INPI. Resolução, 075/2000, de 28 de novembro de 2000. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/indicacao/legislacao/resolucao-inpi-075-de-28-denovembro-de-2000.> Acesso em: 09 nov. 2010.
KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
LÖBACH, B. Bases para a configuração do design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MANZINI, E. Design para a inovação social e a sustentabilidade. São Paulo: E-papers, 2008.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2008.
ODUM, E. P. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SAQUET, M. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
TALENTOS DO BRASIL. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/talentosdobrasil.> Acesso em: 09 nov. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Andréia Mesacasa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.