DANÇA, A QUEM CORRESPONDE NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO FÍSICA OU AO ENSINO DE ARTE?
Palavras-chave:
escola, dança, educação físicaResumo
Este artigo vem a somar com as reflexões já existentes a respeito do ensino da dança na escola, se a mesma deva estar na educação física ou no ensino da arte. Acreditando ser mais um elemento que possa contribuir com esta linha de pensamento nas discussões que hora se acercam a este tema, este artigo é fruto de um estudo bibliográfico embasado em autores que vem defendendo a presença do ensino da dança quer seja na educação física em escola, ou no ensino superior. Entendendo ser a educação física uma disciplina que abarca os temas da cultural corporal e a dança como parte da expressão da linguagem corporal, considera-se que a dança faz parte da área de conhecimento Educação Física. Sendo a dança uma das quatro linguagens da Arte (teatro, artes visuais, música e dança) como articula os Parâmetros Curriculares em Arte e contida nos Parâmetros Curriculares da Educação Física disciplinas obrigatória na educação básica segundo a Lei 9394/96 das Diretrizes e Bases da Educação – LDB; vem se instalando um mal-estar entre os profissionais destas duas áreas. Faz-se então necessário a continuação de estudos e pesquisas a este respeito para maiores esclarecimentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.