Saber sensível e acuidade corporal: metodologia de ensino de dança a partir de um estudo com estudantes cegos
Palavras-chave:
Saber sensível, Acuidade corporal, Metodologia para o ensino da dança,Resumo
Este estudo desenvolveu-se entre 1994 e 1995 em uma escola da rede pública de ensino em Brasília, Distrito Federal. Isto foi consequente a necessidade de ensinar dança a pessoas que não enxergavam e não tinham o conhecimento básico para esta disciplina. Teve como objetivo proporcionar aos estudantes o que hoje eu denomino como acuidade corporal, que é uma metodologia de sensibilização e reflexão dos movimentos corporais aplicados à dança, para a partir desse conhecimento sensível, os estudantes adquirirem a autonomia poética para se expressarem através da arte coreográfica. Para a reflexão e criação no ensino da dança a minha opção teórico-metodológica fundamentou-se na proposta de Laban, quando trabalho o corpo no espaço utilizando as qualidades do movimento, peso/força, fluência, tempo e espaço; nos ensaios para o sensível proposto por Lygia Clark; estudos do corpo proposto Merleau-Ponty, Michael Henry e Marcel Mauss; meu conhecimento em anatomia, cinesiologia, biomecânica e sobretudo em dança. Este estudo resultou em uma metodologia para o ensino da dança, primeiramente para estudantes cegos e surdos e posteriormente expandido para dançarinos profissionais, estudantes de graduação em dança e em teatro.
Downloads
Referências
BATSON, Glenna. L’éducationsomatiquedanslemilieu de ladanse.Publicadopela "International Association for Dance Medicine and Science (IADMS).”, 2010.
BELLMER, Hans. Petiteanatomie de l’image ou l’anatomie de l’image, Paris,editora Allia, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Habitus, code et codification. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 64, septembre 1986. De queldroit ?pp. 40-44. http://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1986_num_64_1_2335
COELLIER, Sylvie. Lygia Clark (L’enveloppe): La fin de lamodernité et ledésirducontact. Paris, edititora de l’Harmattan, 2003.
DEWEY, John. L’artcommeexpérience.Pau, edição Farrago, 2005.
ENDICOTT, Jo Ann.Je suis une femmerespectable. Paris, editora L’Arche,1999.
GIL, José. Movimento total, o corpo e a dança. Rio de Janeiro, editoraIluminuras, 2009.
GODARD, Hubert. Le gestemanquant.Entrevista com Daniel Dobbels et Claude Rabant, in IO, revueinternationale de psychanalyse, n°5, 1994, p 63-75.
HEIDEGGER, Martin. A origem da Obra de Arte. São Paulo, Edições 70, 2010
LABAN, Rudolf. Espace Dynamique. Bruxelas, editora Nouvelles de Danse, (1966), 2003.
_____________. La maîtrisedumouvement.Bruxelas, editora Nouvelles de Danse, 2003.
LÉVI-STRAUSS, Claude.La pensésauvage .Paris, editora Pocket, collection Agora, (1962, Plon),2010.
LOBO, L. e NAVAS, C. Teatro do Movimento, um método para o intérprete criador. Brasília, editora L.G.E, 2003.
LOUPPE, Laurance. Poétique de ladansecontemporaine. Bruxelles, Editora Contradanse (1997), 2004.
MAUSS, Marcel. Les techniques du corps (1934).Artigo originalmente publicado no Journal de Psychologie, XXXII, - 15 de abril de 1936. Comunicação apresentada na Société de Psychologiele 17 mai 1934.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Senset non sens. Paris,ediçãoGallimard, (1966), 1996.
_______________________. Phénoménologiede la perception. Paris, editora Gallimard, coleção Tel, (1945), 1996.
_______________________. Le Monde Sensible et le Monde de l’Expression. Curso no Collège de France, 1953. Genebra, editora MetisPresses, 2011.
MICHEL HENRY. Philosophieetphénoménologie du corps (1965). Paris, editora PUF, Épiméthée, 2006.
SARTRE, Jean-Paul. L’êtreet le néant.Paris, editoraGallimard, (1943) 1985.
SERVOS, Norbert.Pina Bausch oul’Art de dresser unpoisson rouge. Paris, editoral’Arche, 2001
SHUSTERMAN Richard. Conscience du corps, pour une soma-esthétique. Paris, editora l’éclat, 2007.
SHUSTERMAN Richard. Penser en corps.Eduquer les sciences humaines: unappel pour la soma-esthétique.Paris, editora L’Harmattan, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.